A origem das profissões

Páginas: 4 (855 palabras) Publicado: 13 de enero de 2012
A origem das profissões e das palavras
Afinal o que veio primeiro: a função de alguém ou a palavra que a define? Ao longo da história temos muitos casos de profissões com nomes muito diferentes. Porque será que nossos antepassados escolheram justamente esses nomes para definir os cargos?Prostituta seria uma das profissões mais antigas da humanidade. Vem do latim e é uma junção de três palavras:pró-est-tutor, que significa “Aquela que é colocada na frente”. Seria referência às mulheres que ficavam à frente das casas, muito embora a profissão deva ter surgido bem antes da própria língualatina.
Gerente vem do grego gerens, que significa executar. Também faz referência às palavras que se iniciam com ger, como geração. O gerente deve mesmo executar e gerir o negócio para o seu proveito eo de seus pares, superiores ou subordinados.
Por outro lado, diretor vem do francês directeur, que significa aquele que dirige, que orienta. O diretor serve para apontar as funções ao gerente que,por sua vez, as executa.
Já o presidente não tem uma função no significado de seu nome. O seu nome, aliás, representa não uma função, e sim um estado. Vem do latim e também é a junção de três palavras:pré-sid-ente, tendo o pré o significado de frente (como em prefixo), sid sinaliza uma posição e ente significa indivíduo. Portanto significa: indivíduo que ocupa o lugar mais à frente. Não há nomenada que indique que um presidente possa apontar direções ou tampouco executar alguma coisa. Sabemos que não é bem assim, mas a etimologia tem lá as suas armadilhas.
Uma das profissões mais em voga nomundo da tecnologia da informação é a de programador. Pró, já sabemos, significa frente. O pospositivo grama, por sua vez, vem do grego gramma, que significa texto. Temos aí que um programador éaquele que escreve primeiro, numa linguagem intermediária entre homem e máquina. E não é mesmo possível distinguir um programador de um escritor se você não olhar o que os dois estão escrevendo. E ambos...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • A origem das equacoes
  • A origem das especies
  • Das Das Das
  • Dasas
  • Dasa
  • dasa
  • Das Das
  • dasas

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS