A pedra do reino e a picaresca

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 20 (4939 palabras )
  • Descarga(s) : 4
  • Publicado : 21 de abril de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
A Pedra do Reino e a Picaresca
MAIOLI, Juliana Bevilacqua

Resumo: No presente trabalho pretende-se realizar o levantamento de alguns recursos picarescos que compõem O Romance da Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta (1971), de Ariano Suassuna, tendo em vista dois objetivos principais: primeiro, observar as semelhanças e as divergências desses elementos com relação à picarescaclássica e, num segundo momento, discutir o efeito que tal estrutura confere à obra acima mencionada.

Palavras-chave: O Romance da Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta, Ariano Suassuna, picaresca.

Abstract: This present work intends to conduct a survey of some picaresque elements wich compose O Romance da Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta (1971), byAriano Suassuna, this survey was carried out by following two main purposes: firsty, by observing the similarities and differences between those elements and the elements belonging to the classic picaresque works, and, secondly, by discussing the effect of tha picaresque elements on Suassuna´s literary work.

Keywords: O Romance da Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta, ArianoSuassuna, picaresque.

1 A Pedra do Reino – Uma obra Neopicaresca

O Romance da Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta (1971) é considerado pelos estudiosos uma obra grandiosa, na qual Suassuna manipula diversos elementos constituintes do folclore nordestino para compor a ambientação de seu romance. Além disso, o autor utiliza-se de um processo de miscelânea, no qual condensa nodiscurso da narrativa, uma ampla gama de gêneros literários, entre eles a picaresca. Dessa maneira, é possível afirmar que A Pedra do Reino configura-se uma obra multifacetada que comporta em sua estrutura inúmeros enfoques críticos.
Neste trabalho, procuramos nos ater, especialmente, à funcionalidade dos traços picarescos que permeiam esta narrativa. Em primeiro lugar, trataremos de levantar assemelhanças que este romance compartilha com a picaresca clássica espanhola. E, em seguida, apontaremos as diferenças entre ambos, para assim, colocar em evidência a originalidade do romance brasileiro.

1.1 As Semelhanças
A Pedra do Reino é formada por cinco livros compostos por folhetos que narram, basicamente, as aventuras de Pedro Dinis Ferreira Quaderna, além dos acontecimentos que o levaram àprisão e o seu projeto de escrever um romance que o consagraria como Gênio da Raça Brasileira. É importante ressaltar que o próprio Ariano Suassuna refere-se explicitamente ao gênero picaresco como suporte da sua narrativa. Este fato pode ser comprovado no prólogo do romance, escrito por Raquel de Queiroz, no qual a autora afirma que tal escritor, no momento em que elaborava seu livro, havia lhedito que estava produzindo um romance picaresco. No entanto, a escritora discorda e relata que “picaresco é o livro, [...] mas A Pedra do Reino transcende tudo isso” (2005, 15). É com base nestas declarações que pretendemos levantar alguns traços picarescos que compõem a obra.
Logo no primeiro capítulo observamos que a obra encontra-se escrita por um narrador em primeira pessoa, ou seja, é opróprio Pedro Dinis, personagem principal, quem narra a história. Ainda, neste mesmo capítulo, encontramos a justificativa que motiva o protagonista a produzir tal livro:

[...] deitei-me no chão de tábuas, perto da parede, pensando, procurando um modo hábil de iniciar este meu Memorial, de modo a comover o mais possível com a narração dos meus infortúnios os corações generosos e compassivos que agorame ouvem. (SUASSUNA: 2005, 33).

É possível inferir, a partir da passagem acima, que o narrador-personagem pretende comover seus leitores com seus infortúnios. Em outras palavras, podemos inferir que Quaderna tentará, mediante o emprego de um jogo retórico com a linguagem, persuadir o seu destinatário de sua suposta inocência. À vista dessas colocações, percebe-se que o texto trata-se,...
tracking img