O analfabetismo funcional

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 37 (9024 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 8 de diciembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
O ANALFABETISMO FUNCIONAL
Ana Cristina dos Reis Cruz
*



CRUZ, Ana C. dos R. Artigo Científico: O Analfabetismo Funcional. Belo Horizonte: UFMG, 10 de março de 2004. A autora graduou-se em Letras pela Universidade Presidente Antônio Carlos - Barbacena, é escritora, professora de Língua Portuguesa e trabalha com elaboração e/ou execução de projetos de caráter artístico-cultural eeducacional, sendo também membro da organização Poetas del Mundo, fundadora e coordenadora do espaço virutual Mural dos Escritores e autora das obras: Uma Gramática Holística (aulas em multimídia), Ao Meu Amor (livro de poesias) e Versos Inéditos (Oficina Literária).

2

RESUMO
Este trabalho tem por objetivo informar sobre o analfabetismo funcional, também conhecido como baixo-letramento ousemi-analfabetismo, àqueles que participam das situações de ensino de Língua Portuguesa como meio de aquisição de conhecimentos e melhoria da capacidade comunicativa: conceituá-lo, tentar vislumbrar causas do seu surgimento, estabelecer fatos que ocasiona e perspectivas para diminuição de sua incidência. Este conhecimento poderá dar sustentação à práxis que objetiva o trabalho com a leitura,interpretação e escrita de textos em português, nos seus variados tipos de situação, inclusive no uso de tecnologias modernas, como uma das formas de potencializar o aluno para lidar com as estruturas sociais vigentes. Palavras-chaves:: alfabetização, analfabetismo, comunicação, letramento.

3

INTRODUÇÃO
Quem não se comunica, se estrumbica. Abelardo Barbosa, o Chacrinha.

O analfabetismo funcional,baixo-letramento ou semi-analfabetismo, neste estudo, é utilizado para designar a condição de pessoas ou grupos que sabem ler e escrever, no sentido de identificar e desenhar palavras no papel, mas não sabem também, interpretar um enunciado e expressar-se na sua própria língua, utilizando-se da leitura e da escrita, incorporandoas em seu viver, como elemento transformador de sua condição pessoal,dentro do âmbito cultural, social e de trabalho. A escolha deste tema deve-se a uma aula da Profª. Regina Lúcia Péret Dell‟Isola - Disciplina de Stricto Sensu da FALE em Lingüística: Parâmetros Atuais do Ensino de Português através de Textos, onde se discorreu sobre os níveis de letramento. A referência ao baixo-letramento vem de encontro a uma preocupação de todos os educadores conscientes, pelaproblemática visivelmente enfrentada por muitos adolescentes e adultos, na sua compreensão dos fatos lingüísticos e na expressão de seus pontos de vista, fato este que serve de empecilho para o seu crescimento pessoal, social e profissional. O ser humano é o sujeito da fala, disto ninguém duvida. Ele está asujeitado à linguagem falada, isto lhe é inerente – a não ser que tenha uma deficiênciafonológica séria. Mas, o sujeito letrado, da leitura e da escrita [que também incidem numa melhoria da sua fala], este é construído através de aprendizagens vividas no contexto familiar, social, escolar, e, pela própria necessidade, que a vida lhe impõe, de ampliar suas possibilidades de comunicação. É visível a dificuldade de adaptação e inserção social dos iletrados. Assim, procurou-seproblematizar a natureza do baixo-letramento, e, levando em conta a importância da discussão dos fatores que levam ao seu surgimento, estabeleceu-se um quadro do analfabetismo funcional no Brasil, com o objetivo de que as informações e as colocações aqui contidas possam abrir novas discussões, propostas, projetos, e, até mesmo ações por parte de seus leitores.

4 A PROBLEMÁTICA DO ANALFABETISMOFUNCIONAL DE JOVENS E ADULTOS NO CENÁRIO NACIONAL Para início de conversa, procura-se reforçar o conceito, proposto neste trabalho de analfabetismo funcional, tido também como baixo-letramento e semi-analfabetismo, através do parecer de duas educadoras, especialistas no assunto. Segundo SOARES (1998)1:
Uma pessoa é funcionalmente letrada quando pode participar de todas aquelas atividades nas quais o...
tracking img