O cenário histórico do surgimento da sociologia

Páginas: 5 (1133 palabras) Publicado: 5 de marzo de 2012
O CENÁRIO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA:

A Europa no século XVIII assistiu a uma série de mudanças no cenário político, econômico e social. Podemos destacar, o Iluminismo, as Revoluções burguesas e principalmente a Revolução Industrial. Esses acontecimentos proporcionaram a criação de um cenário de instabilidade e contradição: aumento da produção, investimento em tecnologia,consolidação do processo de industrialização, ascensão política da burguesia, êxodo rural e consequente processo de urbanização, o aparecimento do proletariado e de sua consciência de classe, surgimento de um grande número de desempregados, miséria e injustiças sociais.

É neste cenário, que surge a necessidade de formatar uma ciência capaz de interpretar e compreender os problemas da sociedade urbano-industrial, capaz de explicar essa nova ordem social, política e econômica.

A Sociologia surge então com um arcabouço teórico, com um método específico e com um objeto de estudos definido. Podemos, pois definir a Sociologia como uma ciência que estuda os fenômenos sociais, procurando refletir sobre eles e tentando explicá-los, através de certos conceitos, técnicas e métodos. Seu campo de estudo étoda a organização da sociedade (a estática) e tudo o que acontece com seus membros (a dinâmica). Como, então, o relacionamento entre os homens se estrutura - tomando formas definidas - e como ele se processa - seu funcionamento - isto é o que interessa a Sociologia.

Sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas. Todos nós somos sociólogos porque estamossempre analisando nossos comportamentos e nossas experiências interpessoais em situações organizadas. O objetivo da sociologia é tornar estas compreensões cotidianas da sociedade mais sistemáticas e precisas, à medida que suas percepções vão além de nossas experiências pessoais.

A sociologia estuda todos os símbolos culturais que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar asociedade. Ela explora todas as estruturas sociais que ditam a vida social, examina todos os processos sociais, tais como desvio, crime, divergência, conflito, migrações e movimentos sociais, que fluem através de ordem estabelecida socialmente; e busca entender as transformações que este processo provocam na cultura e estrutura social.
Antecedentes históricos da Sociologia

Se pretendermos sabercomo nasceu a Sociologia, é preciso conhecer o fatos históricos que precederam a seu nascimento. Por isto, devemos fazer primeiramente uma aproximação ao período chamado FEUDALISMO. A sociedade feudal antecedeu a sociedade capitalista, e foi com o surgimento desta última que apareceram as condições sócias que implicaram o surgimento de uma ciência da sociedade; além disso , é importante salientarque o capitalismo é a atual sociedade em que vivemos e, conhecendo um pouco de sua origem, teremos condições de entender melhor a nossa vida em sociedade. Antes de caracterizar o Feudalismo, é importante saber em que época ele se desenvolveu e em que lugar.

Podemos dividir o Feudalismo em dois períodos: do século v ao século X d.c. (Entre os anos 401 a 1000), e do século XI ao século XVI d.c(entre 1001 a 1600)

O Primeiro período refere-se ao apogeu da sociedade feudal, e o segundo à sua decadência.
Na sociedade feudal, iremos encontrar a produção dos bens de consumo através do trabalho artesanal e agrícola.

A Agricultura possuía uma organização que consistia na divisão das terras em parcelas chamadas feudos. Cada um desses feudos , que variavam em extensão, possuía um únicoproprietário: o senhor feudal, que, para utilizá-lo de modo produtivo, dividia suas terras em parcelas ainda menores, as quais poderiam ser cultivadas pelos camponeses, chamados de servos.
A Agricultura possuía uma organização que consistia na divisão das terras em parcelas chamadas feudos. Cada um desses feudos , que variavam em extensão, possuía um único proprietário: o senhor feudal, que, para...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • A Mulher Do Atual Cenário Corporativo
  • Surgimento Do Nacionalismo Na Africa
  • Sociologia historica
  • Sociología historica
  • Sociologia Historica
  • Antecedentestes historicos del do
  • evolucion historica da la geografia
  • Sonidos fuertes causan da os permanentes al o do

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS