O conceito de sociedade civil em antonio gramsci

Páginas: 211 (52524 palabras) Publicado: 6 de enero de 2012
VALDENÉSIO ADUCI MENDES

ALCANCES E LIMITES DO CONCEITO DE SOCIEDADE CIVIL EM ANTONIO GRAMSCI

Florianópolis 2006

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

VALDENÉSIO ADUCI MENDES

ALCANCES E LIMITES DO CONCEITO DE SOCIEDADE CIVIL EM ANTONIO GRAMSCI

Florianópolis 2006

DEDICATÓRIA(S)

Dedico este trabalho à minha esposa Maritza Trinidad Odreman e aos meus filhos RaonyValdenésio, Dego Valdenésio e Simón Valdenésio, os quais suportaram amorosamente, períodos de ausência.

In memorian, a meus pais Aduci Maximiano Mendes e Henriqueta Tierfina
Mendes. Aos meus irmãos e irmãs de sal, pedras, mar, vento, maresia, lua, sol, terra e existência comum: Cristina, Valter, Valterlô, Dulce, Dalva, Valtair, Isabel, Vilmar, Vilson, Valdir, Valmir, Dorvalina. Aos amigos eex-professores e professoras da UDESC: Everson Deon, Ari Sartori, Marilda, Juliani, Renata, Ângela Mendes e Roseli: irmanados(as) pela luta em defesa do bem público. Que a justiça não falhe, mesmo que tardia! A Leandro Cisneros: amigo e irmão de idéias e sentimentos de justiça social.

AGRADECIMENTOS

Ao mestre Selvino José Assmann, com quem aprendi que a amizade e a sinceridade intelectual são asprerrogativas da relação ensino/aprendizagem; com quem aprendi que a academia não é toda a nossa vida, é um aspecto dela. Aos professores Delamar Volpato Dutra e Leo Afonso Staudt, os quais fizeram parte da banca de qualificação, e cujos comentários, observações e críticas ampliaram os horizontes do trabalho em tela. Agradecimento especial à professora Ivete Simionatto, que mesmo impossibilitada departicipar da banca de qualificação, devido a problemas de saúde, não poupou esforços para contribuir no processo de qualificação do trabalho. A todos os professores do Departamento de filosofia da UFSC que contribuíram para a minha formação acadêmica desde a graduação. A Mauro José Elias pelo trabalho de editoração. À Associação de Pais e Amigos da Criança e do Adolescente do Morro das Pedras, refúgioonde encontrei silêncio para as leituras devidas e para a organização das idéias. Ao povo brasileiro que através de seus impostos, me deu a oportunidade de freqüentar uma instituição de ensino Federal, Pública e Gratuita.

Déjenme decir esto antes de que la lluvia se vuelva un servicio publico que ellos puedan planificar y distribuir por dinero. Con "ellos" me refiero a los incapaces deentender que la lluvia es un festival, gente que no aprecia su gratuidad, pensando que lo que no tiene precio carece de valor y que lo que no puede venderse no es real, de tal modo que para que algo sea verdadero resulta preciso colocarlo en el mercado. Vendrá un tiempo en el cual te venderán hasta tu propia lluvia. Por el momento es gratis todavía, y estoy en ella. Celebro su gratuidad, y su carenciade significado.

( Thomas Merton, La lluvia y el rinoceronte).

MENDES, Valdenésio Aduci. Alcances e limites do conceito de sociedade civil em Antonio Gramsci. 2006. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa

Catarina.

RESUMO O trabalho analisa alcances e limites do conceito de sociedade civil no pensamento político de Antonio Gramsci. Pergunta-se em que medidaas reflexões políticas de Antonio Gramsci sobre a sociedade civil e o Estado projetam alcances teóricos e estratégias para repensar o problema político do presente, qual seja, o da disjunção entre economia e sociedade política e entre Estado e sociedade civil. Primeiramente apresenta a categoria sociedade civil na história do pensamento político ocidental, desde Aristóteles ao jusnaturalismo,sinalizando a tensão entre o burgeois e o citoyen, captada por Hegel e Marx nos alvores da modernidade. Em segundo lugar aborda o nexo entre filosofia e política presente nas idéias do pensador italiano, enfatizando a questão da filosofia da práxis, do intelectual como filósofo e da hegemonia. Num terceiro momento, destaca o conceito de Estado em Gramsci numa dimensão ampliada, ou seja, na relação...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Antonio Gramsci
  • Antonio gramsci
  • Antonio Gramsci
  • Antonio Gramsci
  • Antonio Gramsci
  • Antonio Gramsci
  • Antonio gramsci
  • Antonio Gramsci

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS