O que são instrumentos de avaliação? como elabora-los? quais são eles? quando formulá-los?

Páginas: 7 (1658 palabras) Publicado: 5 de julio de 2011
O que são instrumentos de avaliação? Como elabora-los? Quais são eles? Quando formulá-los?

Cleusa Capelossi Reis Zumzum
Março-2009

A tarefa de avaliar, inerente ao ofício docente, faz com que este tenha que selecionar, dentre as muitas atividades que propõe aos seus alunos, as que servirão como instrumentos de avaliação.
Mas o que são instrumentos de avaliação afinal? Paraque servem? Como elaborá-los? Quais usá-los e quando?
Na tentativa de responder algumas destas questões, busco fundamentar minhas indagações apoiando-me em especialistas no assunto.
Em primeiro lugar, vamos situar o lugar de onde falo e em que modelos de avaliação me baseio.
Sou professora do Ensino Fundamental 1 e há muitos anos leciono para classes de 3º ano, antiga 2ª série. A tarefade avaliar, presente em minha prática, foi sempre realizada em moldes da educação construtivista, com aportes na educação inclusiva e na avaliação formativa que entende a avaliação como o processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais; fundamenta-se em aprendizagens significativas e funcionais que se aplicam em diversos contextos e se atualizam o quanto forpreciso para que se continue a aprender.
Dessa forma, a avaliação converte-se em uma ferramenta pedagógica, em um elemento que melhora a aprendizagem do aluno e a qualidade do ensino.
[pic]
Neste modelo, os instrumentos de avaliação são necessários, porque possuem duas funções: servem para avaliar o ensino e as aprendizagens.Contudo é necessário que se tenha em mente que o quepodemos averiguar por meio dos instrumentos que temos, é apenas uma parte do trabalho, como nos disse Patrícia Sadovsky. Ela adverte ainda que é preciso saber que há limites para eles. É importante ter em conta que os instrumentos de avaliação têm o valor de recuperar a informação.

E se são eles que auxiliam na tarefa da avaliação será através deles que o professor vai poder:
1) Constatar oque está sendo aprendido: o professor vai recolhendo informações, de forma contínua e com diversos procedimentos metodológicos e julgando o grau de aprendizagem, ora em relação à todo grupo-classe, ora em relação a um determinado aluno em particular.
Para realizar esta constação um dos instrumentos utilizados são as tabulações e pautas de observação. Por este instrumento o professor vai adequaro processo de ensino aos alunos como grupo e àqueles que apresentam dificuldades, levando em consideração os objetivos e critérios propostos nos documentos de avaliação. Vão ajudar o professor a compreender e direcionar o ensino e ajuda-lo a tomar consciência do processo de ensino, analisando-o antes, durante.e ao final.
2) Conhecer melhor o aluno: suas competências curriculares, seu estilode aprendizagem, seus interesses, suas técnicas de trabalho. A isso poderíamos chamar de avaliação inicial.
Para conhecer melhor os alunos outros instrumentos de avaliação poderão ser utilizados, mas talvez o mais eficiente deles é a observação e registro feitos pelo professor.
3) Julgar globalmente um processo de ensino-aprendizagem: ao término de uma determinada seqüência de atividades, porexemplo, se faz uma análise e reflexão sobre o sucesso alcançado em função dos objetivos previstos e revê-los de acordo com os resultado obtidos.

  Para realizar esse julgamento as provas e atividades avaliativas são outros instrumentos pertinentes para auxiliar o professor na tarefa de valorar o aprendizado.
Antes, porém, cabe fazermos algumas considerações importantes sobre taisinstrumentos, principalmente sobre as provas.
As provas são, sem sombra de dúvida, o instrumento de avaliação mais conhecido e socialmente aceito, mas não podemos olhar para elas como o instrumento mais completo, como se ela fosse uma “foto que demonstra o que a criança sabe naquele momento”, conforme diz Patrícia Sadovsky, que considera que é preciso “desnaturalizar” a idéia de que muitas...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Como elaborar un instrumento musical
  • Ressenya Saó
  • Sao Paulo
  • Sao zeno
  • Aguss saoe
  • São Bernardo
  • Sao Paulo
  • Sao paulo

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS