39418658895

Páginas: 6 (1337 palabras) Publicado: 28 de septiembre de 2012
A MENINA DO ESPELHO - Resumo
O caso trata de uma menina de dois anos e meio que viajou dos Estados Unidos para a França com seus pais e seu irmão, na época um bebê. Enquanto seus pais passeavam pela cidade, a menina ficava em um hotel aos cuidados de uma babá recém- conhecida, que falava poucas palavras em inglês, apenas o britânico, e que dava mais atenção ao bebê do que a ela. Nos poucosmomentos em que seus pais permaneciam no hotel, a maior parte da atenção parental também era dirigida ao bebê.
Longe do ambiente familiar, das pessoas conhecidas e dos cheiros, objetos, presenças e sensações habituais, ou seja, tudo aquilo que lhe dava segurança, a menina passava a maior parte de seu tempo sozinha em um quarto repleto de móveis e objetos que refletiam parcialmente sua imagem. Sem anoção desenvolvida de que o que ela via eram fragmentos de sua própria imagem, a menina acreditava estar rodeada de pedaços de outras crianças. Assim, toda a companhia que ela tinha naquele lugar desconhecido era constituída por uma miríade desconectada de fragmentos do outro. Sem ninguém para representar a mediação entre o espaço habitual e o espaço novo, a menina perdeu a tal ponto seusreferenciais que em dois meses tornou-se esquizofrênica, perdendo ao mesmo tempo a linguagem, a capacidade de mastigar e o contato com os objetos: a menina não pegava mais nada com as mãos.
Dolto recebeu a menina em seu consultório dois anos depois. Colocou diante da menina uma massa de modelar e disse: “Você pode pegá-la com sua boca de mão”. Imediatamente a menina pegou a massa e à levou à boca.Segundo Dolto, sua fala realizou uma ligação entre a boca e a mão da menina, colocando uma boca em sua mão. Dolto explica que depois do desmame as mãos funcionam como bocas preênseis com os objetos. Ainda segundo a teórica, a experiência com os espelhos havia dissociado e dispersado seu ser.

PRINCIPAIS CONCEITOS PERTINENTES AO CASO
Desumanização:
- Algo que faz sair do processo deintercomunicação que é específico do ser humano.

Imagem do corpo:
- Fantasia das relações afetivas e eróticas com a mãe, relações eróticas que foram castradas, cada qual a seu tempo;
- Representação imanente inconsciente na qual se origina (para o ser humano) seu desejo.

Imagem inconsciente do corpo:
- Lugar inconsciente de emissão e recepção das emoções inicialmente focalizadas nas zonas erógenas deprazer. Deve ser entendida como uma memória inconsciente do vivido, ou como o “Isso relacional”. Vestígio estrutural da história emocional do sujeito, e não prolongamento psíquico do esquema corporal, a imagem inconsciente do corpo molda-se como uma elaboração de emoções precoces, experimentadas na relação intersubjetiva com os pais nutridores.

Experiência/prova do espelho:
- Forma de castração emque ocorre uma reformulação radical da imagem do corpo. A criança se vê diante de um “aparente ser humano” que não realiza trocas, que é desumanizante quando não há um outro ser humano presente para ajudar-lhe a compreender que se trata apenas de uma imagem dela.
Trata-se de uma prova em que o sujeito se descobre outro, distinto da mãe. Se antes a criança era, para ela mesma, uma mistura do queela vê nos outros e daquilo que ela sente, a prova do espelho produzirá um choque em que a criança constata que a imagem que ela vê no espelho, e que seria ela, é diferente da sensação que ela tinha de si mesma. A imagem escópica torna-se o substituto consciente da imagem do corpo inconsciente: a criança precisa recalcar a imagem do corpo que construiu e aderir à imagem visual de si. Depois daprova do espelho a imagem do corpo fica definitivamente inconsciente, continuando a assegurar nossa coesão interna.
Esta experiência, quando mediatizada por outro ser, garante autonomia à criança, na medida em que a imagem do espelho a obriga a se pensar como um ser na multidão, separado dos outros.







LÉON , O MENINO SEM COSTAS
Léon era um garoto de oito anos de idade que não...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS