Academicos De Gravatai

Páginas: 12 (2927 palabras) Publicado: 29 de noviembre de 2012
1. INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir, visa à construção de norteadores (missão, visão e valores) da Sociedade Beneficente Cultural Acadêmicos de Gravataí, a fim de obter uma ampla visualização do negócio da escola.
Isto é fundamental para que as metas traçadas no planejamento de qualquer organização possa ser alcançada com maior êxito possível.

2. SOCIEDADE BENEFICENTE CULTURAL ACADÊMICOSDE GRAVATAÍ

Nos anos 50, o carnaval de Gravataí se resumia nos salões de entidades, como: Sociedade Paladino, Alvi Rubro, onde não era permitida a entrada de negros, na época diziam pessoas de cor. Então, restava o salão de Dona Maria (esposa do Sr. Francisco) na vila Santa Luzia, próximo ao campo do Santos, onde o Sr. Luiz que era popularmente conhecido por “Caneta” e o Sr. Mateus do grupo “OsVeteranos”, animavam os foliões.
As visitas em bares da cidade e nas casas de pessoas conhecidas eram intituladas na época como “assaltos”, onde cada membro do grupo colocava uma fantasia e saíam animando pelas ruas da cidade.
O primeiro tema enredo e música foram: “DNA Lua”, de autoria do Sr. Mateus do grupo “Os Veteranos”. No final dos anos 50, um grupo de pessoas formadas pelas famílias:Santos (catutas), Nascimento, Nunes e Salazar, criaram o cordão: “Os mais ou menos”, que faziam seu desfile em torno da Praça Dom Feliciano.
Por muitos anos a Sociedade 6 de Maio, fundada em 1956, sediou o cordão Acadêmicos do Samba, como Departamento Cultural. Paralelamente ao Carnaval, o futebol também era o ponto forte do grupo que se chamava Três de Maio, sendo dirigido pelos Srs. Pedro AlvesBarbosa (Presidente), Américo Camargo, Alfredo Nascimento (Tesoureiro), Adalberto José Vargas Nascimento (Diretor Social), cujo campo era na Várzea, onde hoje é o destacamento da Brigada Militar.
Disputando diversos torneios e campeonatos da cidade, o Três de Maio foi campeão por três anos consecutivos, encerrando suas atividades no final dos anos 80 para dedicar-se integralmente ao carnaval.
ASociedade Beneficente Cultural Acadêmicos de Gravataí foi fundada em 26 de fevereiro de 1961, sendo seus fundadores: Airton Santos e Adalberto Nascimento. Nesta mesma data o cordão “Os mais ou menos” e Sociedade Três de Maio formaram o bloco “Acadêmicos do Samba” em homenagem ao aniversário do seu fundador Airton dos Santos.
Surge no ano de 1979 um novo componente na escola, Heitor FranciscoBittencourt que inovou em termos de desfile, contratando o figurinista Juarez Soares de Lima (in memorian), com o tema enredo “Bahia de todos os deuses”, tendo a participação de 300 componentes e obtendo o 1º lugar no quesito criatividade de fantasias.
A primeira diretoria era formada por Airton dos Santos (Presidente), Adalberto José Vargas do Nascimento (Vice-presidente), Vilmar Vargas da Silva(Tesoureiro), perdurando esta administração até 1984.
Ano após ano a escola foi estruturando-se melhor, sendo convidada para desfilar em Porto Alegre no ano de 1983, cujo grupo era denominado Cordões e Sociedades; com tema “Raízes”, obteve o 2º lugar na capital e 1º em Gravataí.
Em 1985 toda a documentação, estatuto, atas e regulamentos, são apresentados com a denominação “Sociedade BeneficenteCultural Acadêmicos de Gravataí”, sendo suas cores vermelho, preto e branco, seu símbolo uma onça negra em posição de ataque originária da região dos gravatás (lenda por volta do ano de 1763). Neste mesmo ano conseguiram um local próprio em parceria com o CTG Aldeia dos Anjos e a presidência vigente, iniciando a construção da primeira sede própria.
É a quinta Escola de Samba mais antiga queparticipa do Carnaval de Porto Alegre, e seu primeiro desfile oficial na capital foi em 1993.
Em 1998 a Escola subiu pela primeira vez no Grupo Especial, com o tema “Na vida de marido e mulher, a Acadêmicos não mete a colher”.
Em 1999 um incêndio destruiu todas as instalações que eram de madeira, e neste mesmo ano, foi campeã no Grupo Intermediário - A quando apresentou o tema “De vermelho, preto e...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Academico
  • academica
  • Academico
  • Academico
  • Academico
  • Academico
  • academico
  • academico

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS