Alice no país de chomsky

Páginas: 11 (2713 palabras) Publicado: 28 de agosto de 2012
ALICE NO PAÍS DE CHOMSKY: A LINGUÍSTICA GERATIVISTA ATRAVÉS DA OBRA DE LEWIS CARROLL

NEUZER HELENA MUNHÓZ

RESUMO

Alice no país das maravilhas é uma obra que tem sido estudada em muitos níveis de conhecimento por trazer enigmas, símbolos, sátiras e paródias para criar um mundo fantástico, mas ao mesmo tempo enigmático. Este trabalho pretende utilizar algumas passagens dolivro Alice no país das maravilhas como corpus para discutir os conceitos de modelo de gramática universal e faculdade da linguagem presentes na teoria gerativista de Noam Chomsky. Possui o intuito de entrelaçar os campos da literatura e da linguística mostrando que é possível relacionar estas duas áreas do saber com a finalidade de utilizar a literatura como subsídio para explicitar conceitoslinguísticos. O marco teórico parte da teoria da linguística gerativista de Chomsky e o procedimento metodológico escolhido para este trabalho é a pesquisa qualitativa uma vez que é descritiva e parte da interpretação de dados não mensuráveis pelo pesquisador. Como possível resultado está a comprovação de que as duas áreas podem se relacionar e uma servir base para a outra com o fim de comtemplar umobjetivo comum, o conhecimento.

Palavras-chave: Gerativismo. Alice no país das maravilhas. Literatura. Linguística

INTRODUÇÃO

A linguística gerativista ou gerativismo é uma corrente de estudos da ciência da linguagem que teve início nos Estados Unidos, no final da década de 1950, a partir dos trabalhos do linguista Noam Chomsky, professor do Instituto de Tecnologia deMassachussets, o MIT. Trata-se, portanto de uma linha de pesquisa linguística com mais de cinquenta anos de atividade que surgiu como uma espécie a resposta e rejeição ao modelo behaviorista.
Através desta corrente de estudos, Chomsky desenvolveu seu modelo de gramática universal em que se acredita que o input recebido pelo ambiente não é suficiente para explicar a aquisição de nenhumalíngua, como acreditavam os behavioristas, por ser improvável que com tão pouco input um indivíduo consiga adquirir um conhecimento linguístico tão complexo assim como a competência com tão pouco estímulo. Chomsky chama atenção em sua obra para o fato de que um indivíduo humano sempre agir criativamente no uso da linguagem, isto é, a todo o momento os seres humanos estão construindo frases novas einéditas, ou seja, jamais ditas antes pelo próprio falante que as produziu ou por qualquer outro indivíduo.
O autor do gerativismo afirma que a criatividade é o principal aspecto caracterizador do comportamento linguístico humano, aquilo que mais fundamentalmente distingue a linguagem humana dos sistemas de comunicação animal. Nesse sentido, este artigo busca demonstrar através do livro Aliceno país das maravilhas, do inglês Lewis Carroll, algumas demonstrações da fantástica criatividade deste autor ao compor o livro comtemplando variadas estruturas gramaticais que proporcionam a este estudo um corpus rico e distinto para o estudo dos conceitos de gramática universal (GU) e faculdade da linguagem com o intuito de entrelaçar a literatura e a linguística. O presente artigo estáorganizado em um capítulo onde são explicitados os conceitos estes dois conceitos da teoria chomskiana sobreposto com alguns fragmentos do corpus escolhido.

1. A TEORIA CHOMSKIANA ATRAVÉS DA OBRA ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

A teoria chomskiana teve início em 1957 com a publicação de Syntatic Structures e desde então o gerativismo passou por diversas modificações e reformulações, e comosurgiu como resposta a teoria behaviorista, do quais o linguista Leonard Bloomfield se destaca, esta teoria refutou alguns conceitos empregados pela corrente behaviorista. Esta corrente percebe a linguagem humana como um fenômeno externo ao indivíduo, um sistema de hábitos gerado como resposta a estímulos e fixado pela repetição.
Porém para Chomsky, todos os falantes são criativos,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Alica En El Pais De Las Maravillas
  • Alice No País Das Maravilhas
  • Alice en el pais de las maravillas
  • Alice
  • Alice
  • Alic
  • Alic
  • alicante

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS