Antibioticos Que Actuan En Bacilos Gram Negativos

Páginas: 7 (1704 palabras) Publicado: 24 de septiembre de 2012
MICROBIOLOGIA



ANTIBIOTICOS QUE ACTUAN EN BACILOS GRAM NEGATIVOS
( ESCHERICHIA COLI, AEROMONAS, SERRATIA)


Alumno: Mário Maza Lima Souza
Dra .: Marisol Campero Montano

MICROBIOLOGIA I


ANTIBIOTICOS QUE COMBATE BACILOS GRAM NEGATIVOS.

ESCHERICHIA COLI.

AEROMONAS .

SERRATIA.




Macrolídeos
Os macrolídeos são ATBs que se caracterizam pela presença de um anellactâmico (mas não b -lactâmico). Todos os macrolídeos têm mecanismo de ação semelhante, com atividade bacteriostática por inibir a síntese protéica bacteriana.
Os macrolídeos apresentam atividade contra Gram-positivos, Gram-negativos e anaeróbios. Por apresentar concentração intracelular em várias células, como PMN e macrófagos, podem tratar infecções provocadas por patógenos intracelulares.Azitromicina
Obtida a partir da eritromicina, também denominado como azalida, para distingui-lo dos demais macrolídeos. Esta variação molecular resultou num ATB com ↑ espectro, com níveis teciduais ↑ e mantidos por tempo prolongado.
Espectro de Ação
A azitromicina tem ação bacteriostática. O espectro de ação é semelhante ao da eritromicina, diferenciando-se desta por ter espectro mais amplo,principalmente para Gram-negativos. Mesmo nos patógenos onde a eritromicina tem boa atividade, como em moraxela, legionela, neisseria, a azitromicina é melhor, sendo muitas vezes mais ativa contra hemófilos.
É ativa contra Gram-positivos e Gram-negativos, assim como contra clamidia, micoplasma, treponemas e micobactérias. Considerada o macrolídeo mais eficaz contra a toxoplasmose, é particularmente ativacontra gardnerela.

Roxitromicina
É um macrolídeo semi-sintético, derivado da eritromicina. Apresenta propriedades ATBs semelhantes às da eritromicina, diferenciando-se desta por sua meia vida prolongada. É ativa contra Gram-positivos e Gram-negativos. Portanto, tem ação contra estreptococos, pneumococos, estafilococos, corinebactérias, listeria, clostridios, gonococos, meningococos eanaeróbios da boca e orofaringe. É ainda ativa contra clamidia, legionela, campilobacter, Bordetella pertussis e moraxela. Tem demonstrado atividade contra Toxoplasma gondii e não tem ação contra Bacteroides fragilis.

Indicações
Tem como principais indicações as infecções respiratórias altas (sinusite, OMA, faringite) e baixas (bronquite e PN) e em infecções de pele (piodermite).
Apresenta bonsresultados nas infecções odontogênicas agudas. Age contra clamidia, micoplasma, ureaplasma, com eficácia comprovada nas uretrites não-gonocócicas. Boa potência de ação contra legionela e nas diarréias por Isospora belli.

Tetraciclinas
As tetraciclinas podem ser utilizadas em infecções causadas por estreptococos do grupo A, estafilococos, pneumococos, Gram-positivos e Gram-negativos e espiroquetoses,apesar de não serem ATBs de 1° escolha nessas situações. Também podem ser utilizadas como 2° opção no tratamento de malária por P. falciparum e na amebíase, por E. histolytica.

Quinolonas
Quinolonas de 3° geração atuam contra Gram-negativos (incluindo pseudomonas) e estafilococos, estendendo sua atuação para tratamentos sistêmicos.
Terceira Geração
Ciprofloxacina
Pefloxacina
OfloxacinaLomefloxacina
Levofloxacina
Fleroxacina
Enoxacina
Difloxacina
Amifloxacina
Irloxacina
Rufloxacina
Trovafloxacina

Cefalosporinas
As cefalosporinas esto entre os agente antimicrobianos que inibem a sntese da parede celular bacteriana. Como se sabe, a integridade da parede celular essencial para o crescimento e desenvolvimento bacteriano. as Gram-negativas apresentam na paredebacteriana camadas de uma substancia chamada peptidoglicano.

As cefalosporinas de primeira gerao apresentam boa atividade contra bactrias Gram-positivas e ao muito menos expressiva contra os germes Gram-negativos. Exceo feita ao enterococo, Staphylococcus aureus meticilinorresistente e Staphylococcus epidermidis, a maioria dos cocos Gram-positivos suscetvel a elas. Grande parte dos anaerbios...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • bacilo gram negativo
  • BACILOS GRAM NEGATIVOS EXIGENTES
  • Bacilos gram negativos
  • BACILOS GRAM NEGATIVOS
  • ANTIBIÓTICOS QUE ACTÚAN SOBRE BACTERIAS GRAM POSITIVAS
  • Bacilos gram negativos exigentes
  • Bacilos entericos gram negativos
  • Bacilos gram negativos

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS