Apocalípticos e Integrados - Umberto Eco

Páginas: 3 (689 palabras) Publicado: 20 de octubre de 2011
As críticas às culturas de massa abrangem algumas “peças de acusação” em que se pode ressaltar que a comunicação de massa provoca emoções intensas, dando ao público somente aquilo que ele quer esugere aquilo que devem desejar. As emoções já vêm prontas, são induzidas pela mídia e o único intuito é o de entretenimento e diversão. Além disso, a "mass media" transmite uma visão passiva e acríticado mundo, reduzindo ao mínimo a individualidade e posicionando-se como um aspecto positivo ilustrando a ideia de que todos os membros de uma sociedade têm as mesmas oportunidades de acesso à informaçãoe expressão, quando na verdade, a grande maioria está sendo restringida por uma indústria cultural extremamente comercial.
Os argumentos de defesa quanto à cultura de massa ressaltam que ela nãoé típica de um regime capitalista, e sim, que se difundiu através de uma democracia popular. O excesso de informação é visto como prejuízo em relação a consciência histórica cultural da humanidade,porque essa passa a perder sua autenticidade.
As mídias de massa propõem uma maciça informação, que gera um acúmulo levantado como uma forma de resolver a formação (ideologia aristocrática). Quanto aobjeção, a comunicação de massa difunde os produtos diversificados de entretenimento, o que não leva à uma homogeneização dos gostos, pois esta 'eliminaria' certos níveis de diferenças e unificaria asdiferentes nacionalidades. Os meios de comunicação tornaram-se perfeitos emissores da cultura de massa, apesar das críticas que o envolvem. Sendo assim, dizer que esses meios de comunicação de massasão apenas estilísticos e possuem uma cultura conservadora, entraria em contradição com o 'movimento' que fazem ao construir valores culturais como linguagens, atitudes e ideologias.

O autorposiciona-se positivamente em relação aos argumentos de acusação à cultura de massa, alegando que ela é produzida pelas elites com fins lucrativos e é vista, em sua grande parte, como um bem industrial...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Apocalípticos e Integrados. Umberto Eco
  • Eco Umberto apocalipticos e integrados
  • Apocalípticos e integrados umberto eco
  • Analisis Apocalípticos e Integrados de Umberto Eco
  • Comentario Apocalípticos e Integrados Umberto Eco
  • Apocalipticos e Integrados- Umberto Eco
  • Apocalípticos E Integrados
  • Ensayo: Apocalipticos E Integrados De Umberto Eco

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS