Arlow, Resumo

Páginas: 13 (3204 palabras) Publicado: 24 de octubre de 2012
TEXTO: Conflit, Regression, and Symptom Formation, Jacob Arlow, in The International Journal of Psychoanalisis, 44: 12-22;
ANÁLISE DO TEXTO:
O autor pretende trabalhar conceitos relativos ao carácter e à formação de sintomas tendo em conta a hipótese estrutural e a nova teoria da ansiedade – signal theory.
hipótese estrutural: diferencia os três agentes da psique: o ID, o EGO e o SUPEREGO ouEGO IDEAL – diferenciação proposta por Freud no seu trabalho de 1923, The Ego and the ID.
ID fica-se pelo que é irracional e não controlado; Consiste em representações mentais de impulsos instintivos; as energias do ID implicam a gratificação e impelem o EGO a agir; consistente com a teoria dual dos instintos, a energia do ID procede de uma energia agressiva ( do instinto agressivo) e de umaenergia libidinal (do instinto erótico); O EGO é formado pelas energias que procedem do ID, energias estas que serão neutralizadas e transformadas em estruturas psicológicas.
EGO refere-se ao self, à ideia do “eu”; é uma organização coerente de processos mentais, segundo Freud; no principio, à medida que o EGO se diferencia do ID, o EGO surge como uma parte transformada do ID, que está emcontacto com o mundo exterior, e faz do EGO o agente percetual e executivo do ID – as crianças alcançam a gratificação instintiva pela perceção da oportunidade para a gratificação no ambiente e exploram estas oportunidades através da boca; anos mais tarde, ocorre uma mudança: o EGO começa a exercer um nível de controle sobre o ID e pode mesmo opor-se a desejos instintivos em situações de conflitoempregando medidas como as da repressão.
repressão é uma contra força, um mecanismo de defesa que o EGO leva a cabo para impedir que os desejos inaceitáveis do ID venham à tona, ao consciente, pois eles são uma ameaça para o EGO;
SUPEREGO É uma parte específica do EGO; alguns dos seus componentes estão disponíveis no consciente enquanto que outros não estão. No SUPERGEGO estão incluídas asinjunções morais e proibições, bem como aspirações ideais ( normalmente denominadas como EGO – IDEAL). Enquanto parte organizada da mente, o SUPEREGO tem a sua origem particular na identificação com a moral parental e a ética;

O conflito intrapsíquico e a interação das tendências opostas na mente: quando a interação de forças opostas é harmoniosamente integrado (pelo ego) é muito mais difícil senãomesmo impossível demarcar as estruras da mente, enquanto que situações caracterizadas por um conflito intrapsíquico intenso revelem uma demarcação clara das estruturas da mente. Em patologias como a histeria consegue-se demarcar de uma forma dramática a separação funcional entre as três estruturas, enquanto que noutras patologias como a depressão, ilustram a divergência entre EGO e SUPER-EGO.
Ateoria genética e o enfâse do seu principio básico: a continuidade da experiência psíquica. Cada fase do desenvolvimento mental remete para uma situação anterior na experiencia do indivíduo e no desenvolvimento do seu aparato mental; os conflitos intrapsíquicos podem tornar-se vazios se não toma em conta as componentes idiossincráticas das três estruturas psíquicas.
A frustração dos impulsosinstintivos como o estímulo para o desenvolvimento mental: o trabalho de analistas nos últimos anos mostrou-nos que a frustração intensa durante os primeiros meses de vida pode conduzir a um efeito aniquilador sobre o desenvolvimento das funções essenciais do EGO, enquanto que as frustrações em períodos posteriores da vida, podem mesmo ter um efeito estimulante sobre as funções essenciais do EGO.-Coleman, Kris e Provence, 1953. Estes estudos alteraram o angulo de visão sobre a formação do carácter e de sintomas.
Dado que o ego é o agente executante do aparato psíquico, é a sua atividade e modo de comportamento que determina a questão da saúde/doença mental, da adaptação patológica/normal, inibições, sintomas traços do caracter, ou sublimação. O EGO integra os pedidos conflituosos do ID,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Independencia de mexico resumen del resumen del resumen del resumen del resumen del resumen del resumen.....
  • resumen resumen
  • EL RESUMEN DEL RESUMEN
  • resumen del resumen
  • Resumen
  • Resumen
  • Resumen
  • Resume

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS