Arne Jacobsen

Páginas: 12 (2934 palabras) Publicado: 12 de noviembre de 2012
Arne Jacobsen


Arne Jacobsen, nascido em 11 de Fevereiro de 1902, em Copenhague – Dinamarca. Notabilizou-se como arquiteto, decorador, professor, designer de móveis, têxtil e de cerâmicas. Mesmo quando criança ajudava na decoração da casa, percebendo alguns exageros dos pais, pintava de branco os papéis de parede do próprio quarto. Inicialmente queria ser pintor, porém seu pai achou acarreira de arquiteto uma escolha mais sensata e promissora, começou seu primeiro trabalho como pedreiro.
Em 1924 matriculou-se como estudante de arquitetura na Academia de Artes de Copenhague, durante o auge do movimento Bauhaus, já com algum reconhecimento por projetos realizados Ele começou sua carreira com elegantes casas unifamiliares influenciados pela arquitetura dinamarquesa. Um homem degrande personalidade, Jacobsen cuidava de todas as partes de seus projetos. Mesmo os mais pequenos detalhes recebiam sua assinatura. No entanto, como resultado de uma série de comissões de destaque, ele logo se tornou conhecido fora dos círculos de arquitetura como um defensor da ultra-moderna arquitetura, embora ele não estava inclinado a apoiar "tendências" em manifestos ou questão. Em 1925 ganhauma medalha de prata para um projeto de cadeira na Exposição Internacional das Artes Decorativas em Paris, onde ele descobre a obra de Le Corbusier. Em 1927 Visita Berlim, onde ele vê a arquitetura de Walter Gropius e Mies Van Der Rohe Ludwig. Ganha uma medalha de ouro em se formar na Academia Real. E começa a trabalhar com Poul Holsoe. Em 1929, em colaboração com Flemming Lassen, ele desenhou ocilíndrico 'Casa do Futuro' para o Bygge-og Bolig Udstillingen i Fórum (Construção e exposição de casa no Fórum). Em 1930 Jacobsen ganha seu primeiro projeto público para modernizar a praia de Bellevue. E abre seu próprio Atelie. Em 1935 conclui os inovadores blocos de apartamentos Bellavista, agora considerado como um clássico do movimento dinamarquês moderno, em Klampenborg. Verão Bellevue Teatro(1937) e da estação de serviço no porto Skovshoved (1938 ). Nesses projetos Jacobsen desenhou sobre a Europa central modernista branca cedo estilo cubista, também revelando o seu sentimento de bem desenvolvida para a forma arquitetónica e para as características do local. Casa de Stelling (1937-8), Gammel Torv 6, Copenhague, apesar de seu modernismo modesto e contido, despertou protestosviolentos, embora mais tarde foi considerada como um exemplo de modelo de construção de novo sucesso em ambientes históricos.
Em 1937, com Erik Moller, Jacobsen ganhou o concurso para a prefeitura em Aarhus (executada 1939-1942). Novamente protestos seguiu, em parte porque a opinião pública espera uma torre para um edifício: eles projetaram uma estrutura convincente na forma de um esqueleto deferro-concreto aberta em torno de um núcleo sólido. Em 1939, com Lassen, ganhou o concurso para a prefeitura em Sollerod, perto de Copenhague (executado 1940-42).
Em 1943 Jacobsen era judeu e foi forçado a voar para a Suécia juntamente com a sua esposa, Jonna Jacobsen, fugindo da Segunda Guerra Mundial. Onde ele se concentra em têxtil e papel de parede. Retorna à Dinamarca em 1945, em tempo de paz parapassar vários anos trabalhando em casas e escolas. Além dos grandes projetos Jacobsen projetou inúmeros casas unifamiliares e desenvolvimentos menores, geralmente em alvenaria com telhados em forma compacta Kay Fisker tinham evoluído como parte da tradição funcionalista dinamarquês. A casa de peixes fumar (1943) no porto Odden é de formato modesto, mais característicos. De 1943 a 1945 viveuJacobsen como refugiado, em Estocolmo. Em colaboração com sua esposa, Jonna Jacobsen (nascimento 1908), uma impressora têxtil, ele projetou têxteis e papéis de parede baseados em seus estudos de aquarela da flora dinamarqueses, que se tornou imensamente popular. A casa geminada desenvolvimento Soholm (1950), perto de Bellavista em Klampenborg, garantiu reputação internacional Jacobsen. O pequeno...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Arne Jacobsen
  • arne jacobsen
  • escuela de arne jacobsen
  • Arne Jacobsen
  • Arne Jacobsen
  • Arne
  • Jacobs
  • Arne jacorbsen

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS