Arquitectura

Páginas: 26 (6352 palabras) Publicado: 13 de diciembre de 2011
Juliana Mara Batista Menezes ? jumarabm@hotmail.com

Resumo
Compreender a evolução da iluminação analisando a história da arquitetura permite a construção de um pensamento consolidado para a concepção de projetos contemporâneos preocupados em atender necessidades primordiais de preservação de recursos para gerações futuras. Logo, o objetivo desse artigo é analisar a utilização da iluminaçãoem espaços interiores da arquitetura ao longo de períodos históricos marcantes por meio de revisão bibliográfica e apresentar o que, segundo as literaturas, são as novas tecnologias relacionadas com a iluminação. Concluiu-se que um embasamento teórico aliado às percepções do que se espera do futuro da iluminação é a chave para a realização de projetos que contemplem a arquitetura como um todo ?englobando, sim, a iluminação como elemento essencial na construção de edifícios que entrarão para a história.
Palavras-chave: Iluminação; Arquitetura; Eficiência Energética.

1. Introdução
Saber ver a arquitetura é saber interpretar todos os elementos nela inseridos capazes de transformar nosso olhar e formalizar, desse modo, um conjunto único e solidificado.
Os espaços interiores daarquitetura estão em constante mutação. Segundo Souza et al. (2007), a história da arquitetura está diretamente relacionada à evolução humana. A arquitetura passa a existir quando o homem constrói para se proteger de predadores e de fenômenos naturais. A busca por novos materiais, ferramentas e técnicas construtivas vieram pelas novas demandas sociais (crescimento das civilizações, necessidade deinterligação entre cidades, abastecimento de água, consolidação de crenças religiosas) ou mesmo pela procura por formas agradáveis aos olhos, fazendo com que a arquitetura continue evoluindo até os dias de hoje.
É por meio de tantas transformações que a arquitetura consegue transmitir ao observador atento a sua verdadeira essência. De Botton (2006) é a favor de que a arquitetura é capaz de nostransmitir felicidade inconscientemente, trazendo-nos uma alegria repentina que muitas vezes não conseguimos explicar.

A arquitetura causa perplexidade também pela inconsistência da sua capacidade de gerar a felicidade que a torna atraente para nós. As casas podem nos convidar a aproveitá-las com um humor que não conseguimos evocar. A arquitetura mais nobre pode às vezes fazer menos por nós doque um cochilo à tarde ou uma aspirina (DE BOTTON, 2006:17).
O autor sugere ainda que a arquitetura causa perplexidade pela inconsciência da sua capacidade de gerar a felicidade que a torna atraente para nós, além de transmitir mensagens morais, ao invés de ditar leis. Dessa forma, a arquitetura nos convida, e não ordena, a seguir o seu exemplo.
Uma das maneiras que determinada construção possuide ser convidativa e instigante está na mescla de elementos que auxiliam na exaltação de sua estética. De acordo com Szabo (1995), um dos principais elementos do projeto arquitetônico apontado por arquitetos e teóricos da arquitetura consiste no uso da luz. O autor afirma que o papel da luz na arquitetura possui caráter distintivo e ultrapassa a questão meramente higienicista, quantitativa,contribuindo com suas características e qualidade intrínsecas na criação do espaço. O autor ainda cita a célebre frase de Le Corbusier, que define a arquitetura como o "jogo sábio, correto e magnifico dos volumes reunidos sob a luz".
A relação estreita entre a luz com o espaço justifica a importância da iluminação na história da arquitetura. Tal relevância é observada em todos os momentos deruptura que a arquitetura promoveu, estando a luz sempre presente nesses períodos marcantes. Segundo Furtado (2005) a luz, de forma sutil, aparece indiretamente como uma postura ética e estética nos movimentos arquitetônicos.
Trapano e Bastos (2006) afirmam que a percepção das formas da arquitetura é revelada pela luz, do mesmo modo que a arquitetura é capaz de esculpir a luz. Sendo assim, diversas...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Arquitectura
  • Arquitectura
  • Arquitectura
  • Arquitectura
  • Arquitectura
  • Arquitectura
  • Arquitectura
  • Arquitectura

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS