Arte e percepção visual – rudolf arnheim

Páginas: 6 (1304 palabras) Publicado: 26 de noviembre de 2011
Arte e Percepção Visual – Rudolf Arnheim

Resumo de introdução ao livro:
Nossos olhos foram reduzidos a instrumentos para identificar e para medir; por isso sofremos de uma carência de idéias exprimíveis em imagens e de uma capacidade de descobrir significado no que vemos. Geralmente procuramos significado num meio mais familiar: as palavras.
A primeira tarefa é a descrição dos tipos decoisas que se vêem e quais os mecanismos perceptivos que se devem levar em consideração para os fatos visuais.
Se alguém quiser entender uma obra de arte, deve antes de tudo encará-la como um todo.

Resumo: Capítulo 1 – Equilíbrio
A estrutura oculta de um quadrado:
Ao ver um quadrado e em seu interior um círculo em escala menor, posto aleatoriamente, a impressão inicial que temos é de enxergar asdistâncias entre esses objetos. Não se vê círculo e quadrado separadamente. Sua relação espacial dentro do todo faz parte do que se vê. Ver algo implica em determinar-lhe um lugar no todo: uma localização no espaço, uma posição na escala de tamanho, claridade ou distância. A experiência visual é dinâmica, o que uma pessoa ou animal percebe não é apenas um arranjo de objetos, cores e formas.
Odesenho de um círculo incompleto parece um círculo completo com uma falha.
Existem fatores estruturais ocultos em um quadrado, são forças ocultas. Um padrão visual consiste de algo mais que formas registradas pela retina.
Que são forças perceptivas?
O termo "força" foi admitido como reais em ambos os domínios da existência, isto é, tanto como forças psicológicas como físicas.
O observador vêatrações e repulsões nos padrões visuais como propriedades genuínas dos próprios objetos percebidos. A obra de arte é a imagem que se percebe, não a tinta.
Dois discos num quadrado:
Quando dois círculos – de mesmo tamanho - permanecem bem juntos – dentro de um quadrado – atraem-se mutuamente e podem parecer quase que uma coisa indivisível. A uma certa distância eles se repelem porque se encontramdemasiadamente próximos.
Equilíbrio psicológico e equilíbrio físico:
Algumas pessoas gostam de equilíbrio outras não.
Para o físico, equilíbrio é estado no qual as forças, agindo sobre um corpo, compensam-se mutuamente.
A definição é aplicável para o equilíbrio visual. Como um corpo físico, cada padrão visual finito tem um fulcro ou centro de gravidade.
Nenhum método de cálculo racionalconhecido pode substituir o sentido intuitivo de equilíbrio do olho.
Por que Equilíbrio?
Por que o equilíbrio pictórico é indispensável? Deve-se lembrar que, tanto visual como fisicamente, o equilíbrio é o estado de distribuição no qual toda a ação chegou a uma pausa. Numa composição equilibrada, todos os fatores como configuração, direção e localização, determina-se mutuamente de tal modo que nenhumaalteração parece possível, e todo assume o caráter de "necessidade" de todas as partes.
É apenas aparentemente paradoxal afirmar que se pode expressar desequilíbrio somente por meio do equilíbrio, da mesma forma que se pode mostrar desordem pela ordem ou separação pela ligação.
Peso:
Duas propriedades dos objetos visuais exercem influência particular no equilíbrio: peso e direção.
No mundo denossos corpos chama-se peso a intensidade da força gravitacional que atrai os objetos para baixo. Pode-se observar uma atração semelhante, para baixo, nos objetos pictóricos e escultórico, mas o peso visual manifesta-se em outras direções também.
Tudo o que se pode dizer é que o peso é sempre um efeito dinâmico, mas a tensão não necessariamente orientada ao longo de uma direção dentro do planopictórico.
O peso de um elemento aumenta em relação a sua distância do centro.
Um outro fator que influencia no peso é a profundidade espacial. Quanto maior for a profundidade alcançada por uma área do campo visual, maior será seu peso.
O peso também depende do tamanho. Os outros fatores sendo iguais, o maior objeto será o mais pesado. Quanto à cor, o vermelho é mais pesado do que o azul, e as...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • La forma. Rudolf Arnheim. Arte y Percepción Visual.
  • El Color Rudolf Arnheim
  • Arnheim, Libro Arte Y Percepcion Visual, Capitulo De La Luz
  • arte visual
  • arte visual
  • Rudolf arnheim consideraciones sobre la educación artística
  • Forma 2 Rudolf Arnheim
  • Arnheim, R.: “La Abstracción Perceptual Y El Arte”

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS