Artigo Evasão Escolar

Páginas: 24 (5762 palabras) Publicado: 31 de enero de 2013
Edição 314 – Gestão Universitária – de 07/01/2013 – ISSN 1984-3097

[pic]

EVASÃO UNIVERSITÁRIA: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CCHS/UFMS SOBRE OS MOTIVOS DA EVASÃO
Escrito por GISLAYNE DA SILVA GOULART
Seg, 17 de Dezembro de 2012 11:05
Gislayne da Silva Goulart
Acadêmica de Administração
Bolsista do PIBIC/UFMS
e-mail: gislaynegoulartgsg@gmail.com
Wilson JoséGonçalves
Doutor pela PUC/SP
Professor na UFMS
e-mail: wilsonjosegoncalves@bol.com.br
Bruno Gubiotti
Acadêmico de Administração
Bolsista do PIBIC/UFMS
e-mail: bruno_10gubiotti@hotmail.com
Murilo Cardoso Goiris
Acadêmico de Administração
Bolsista do PIBIC/UFMS
e-mail: cardoso_goiris@hotmail.com
Izadora de AlmeidaCavalcanti
Acadêmica de Administração
Bolsista do PIBIC/UFMS
e-mail: izadora.12.ac@gmail.com


Resumo: A pesquisa consiste na realização de uma análise da percepção dos alunos, dos cursos do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), sobre o fenômeno da evasão universitária e suas possíveis causas, principalmente os motivos erazões dos que não se evadem. O objetivo é demonstrar quais são as possíveis causas que levam a evasão universitária, na visão e percepção daqueles que sofrem com o fenômeno e com a ausência. A metodologia utilizada foi a de pesquisa de campo, por meio de questionário direcionado. Na escolha metodológica foi considerado o tipo de pesquisa e os objetivos estabelecidos. O problema de pesquisa sevolta para a compreensão de quais são os índices e a percepção da evasão dos cursos estudados e como os alunos visualizam esse problema. Os resultados evidenciam níveis de evasão curso a curso variam de 30 a 75%, enquanto a UFMS percebe níveis de, em média, 35%. Os resultados afirmam que os alunos da amostra percebem como principais fatores da evasão: falta de motivação, decepção ou troca de curso emercado de trabalho.

Palavras-chave: gestão universitária, evasão universitária, percepção.



1 Introdução

A convivência humana é um imperativo do ser humano social em busca do seu crescimento e desenvolvimento, todavia, existem fatores complicadores nas relações interpessoais seja na religião, na política, na saúde, na educação, etc. Neste último, que é o foco de estudo, passa aperceber que a educação, principalmente, no ensino superior ou universitário recebe inúmeros elementos de obstáculo, seja o acesso, a violência, a necessidade econômica ou do trabalho, o desrespeito e, sobretudo, o abandono ou a evasão universitária que rompe e impede a continuidade dos estudos e do desenvolvimento do ser humano.

A evasão, em sentido geral, consiste num fenômeno complexopresente no Sistema Educacional. Diversos estudos apontam sua existência no ensino superior (RISTOFF, 1999; SILVA FILHO et. al., 2007; TIGRINHO, 2008; BAGGI, 2010; PACHECO, 2010; REINERT et. al., 2010) motivo pelo qual é relevante descobrir os possíveis fatores/motivos desse fenômeno que causa danos ao desenvolvimento de uma sociedade, ao próprio individuo que se evade, como ao Estado e asinstituições de ensino.

O problema de pesquisa se pauta na busca da compreensão de quais são os índices e a percepção da evasão dos cursos estudados e como os alunos visualizam esse problema. No estudo é realizada uma análise da percepção dos alunos de Cursos do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – CCHS/UFMS, sobre o tema, evasão universitária equais os fatores e variáveis que causam esse fenômeno, denegrindo a educação e a gestão universitária. A percepção dos alunos, sobre o fenômeno da evasão, consiste em um dos pontos mais relevantes na gestão de sucesso e de viabilidade da existência ou continuidade de um curso superior. Porém, em decorrência do desconhecimento da real situação de evasão, o curso pode ser prejudicado na qualidade...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Por Que Ainda Ocorre Evasão Escolar?
  • Artigos
  • Artigas
  • Comentario Artigo Lingua E Escola En Galicia
  • Artigas
  • Artigas
  • Artigas
  • artigas

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS