Artigo Preliminar - Representações Em Arquitetura

Páginas: 9 (2076 palabras) Publicado: 26 de agosto de 2011
Artigo Técnico Científico
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO I
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

AS REPRESENTAÇÕES DO PROJETO ARQUITETÔNICO
ARQUITETURA – 1˚ Ciclo/ 1º Módulo

Professor: Paula Barros
Aline Rodrigues, Lesley Braga, Lucas Gonçalves, Marina Nhimi, Rayane Oliveira, Tamara Ingratt

Resumo
O arquiteto, no ato de projetar, explora, testa e cria novasinformações que, acrescidas aos desejos do cliente, o ajudam durante todo o processo de criação. O objetivo principal que orientou a realização deste trabalho foi verificar e entender como é feita essa troca de informações entre cliente-arquiteto e vice-versa. Para alcançar tal objetivo, foi necessário um referencial bibliográfico que fornecesse o embasamento teórico preciso para o desenvolvimento dapesquisa, além de realização de entrevistas. A exploração do tema da pesquisa mostrou que o método de criação não é o mesmo entre todos os arquitetos e a representação do projeto para o cliente depende não somente da capacidade do mesmo de enxergar o que se quer passar, mas também do arquiteto expressar verbalmente aquilo que está sendo apresentado.

Palavras-chave: Desenho, projeto, arquitetônico,criação, representação.

Introdução
Assim como a escrita e a fala, o desenho é uma forma de linguagem, uma forma de comunicação do arquiteto. E será através dele que serão criados os documentos necessários para a construção de uma obra. Esses documentos contêm informações técnicas que permitem a leitura por outros profissionais também envolvidos na construção.
O arquiteto utiliza vários tipos derepresentações para produzir o projeto arquitetônico. Tradicionalmente, é comum que o primeiro passo seja feito à mão, é quando o profissional expõe suas concepções através de esboços e croquis. Posteriormente, serão feitos desenhos técnicos que irão conter todas as informações necessárias sobre a obra.
O passo final é a representação do projeto, que é o principal meio de visualizar e demonstrar oque foi pedido pelo cliente ao arquiteto. Mas como os arquitetos utilizam as informações obtidas durante o processo de criação do projeto para assim apresentá-lo ao cliente?
Tendo em vista a problemática levantada é apresentada a seguinte hipótese, que será testada através da análise dos dados coletados: O cliente deve saber se posicionar quanto às suas vontades para que o arquiteto o compreenda.A troca de informações é feita a partir do desejo do cliente, para que este tenha suas necessidades atendidas, é preciso que o arquiteto faça estudos no local da obra e reúna tais informações antes do início da execução do projeto.
O objetivo deste trabalho é verificar como os arquitetos gerenciam as informações coletadas durante a elaboração do projeto solicitado. A fim de entender como é feitaessa troca de informações entre cliente-arquiteto e arquiteto-cliente. Analisando os tipos de representação e como o arquiteto passa para o papel aquilo que lhe foi passado apenas verbalmente.
Para alcançar tal objetivo foi preciso um referencial bibliográfico que fornecesse o embasamento teórico necessário para o desenvolvimento da pesquisa, além da realização de entrevistas com arquitetosatuantes na região de Belo Horizonte. Esse referencial teórico foi levantado através da leitura de teses, dissertações e artigos científicos relacionados ao tema e comparado às informações coletadas nas entrevistas realizadas.

Quadro Teórico
As primeiras fases de elaboração de um projeto caracterizam-se como um “diálogo consigo mesmo”, onde o arquiteto expõe suas concepções sobre a obra, atravésde estudos, esboços e croquis, a fim de avaliá-la posteriormente (CATANI, 2006). Nessas primeiras etapas o projeto não precisa ser representado traço a traço, podendo apenas expressar as intenções do arquiteto.
O croqui revela a busca incessante da definição e solução de um problema ainda desconhecido e por isso alguns arquitetos não gostam de mostrar os desenhos dessa fase, pois estes...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Conceto de atelier integrado em arquitetura
  • Arquitetura
  • arquitetura
  • Arquitetura
  • arquitetura
  • arquitetura
  • Arquitetura
  • Artigos

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS