As Mais Belas Lendas Do Brasil

Páginas: 12 (2867 palabras) Publicado: 13 de junio de 2012
As mais belas lendas do Brasil

A lenda do Curupira
O Curupira é um ser de cabelos vermelhos, corpo peludo, dentes verdes e pés virados. Um duende brasileiro. Seria uma criatura horripilante se não fosse bonzinho. Ele protege os animais da floresta de caçadores maldosos que matam os seus filhotes. Só tolera caçadores que caçam por necessidade. Grita, assobia, imita os bichos para atrapalharos homens que o seguem até se perderem para sempre no mato.
Um certo dia o Curupira encontrou um índio caçador dormindo na floresta. A criatura tinha muita fome e decidiu comer o coração do homem, que parecia apetitoso. O índio acordou apavorado, mas fingiu não ter medo. Como se fosse muito natural, o Curupira pediu um pedaço do coração do homem. O índio, que não era tolo, pediu para o Curupirafechar os olhos e tirou duma bolsa um coração de macaco. O Curupira comeu, gostou e pediu mais. O caçador, vendo a ingenuidade do outro, pediu em troca um pedaço do coração do duende. Não tendo visto o índio sofrer nada e acreditando que tinha comido o seu coração, o Curupira, que não era lá muito esperto, enfiou a faca no seu próprio peito e caiu morto. O índio fugiu e jurou não voltar mais àfloresta.

Um ano se passou quando Jacira, filha do índio, muito vaidosa, pediu ao pai um colar diferente. O caçador lembrou-se que o Curupira tinha dentes verdes que brilhavam como esmeraldas. Voltou à floresta e achou o esqueleto encoberto pelo mato. Quando o índio tentou arrancar os dentes da criatura, o Curupira voltou à vida, recompondo todo o corpo num passe de mágica. O COISA-FEIA agradeceu aohomem por tê-lo ressuscitado. Coitado, não sabia de nada e resolveu retribuir a bondade, dando um arco com flechas mágicas. Era só apontar para uma ave ou um animal e atirar. Nunca erraria o alvo. No entanto, avisou que se apontasse para um bando de bichos, acabaria morto por eles.
O índio tornou-se o maior caçador de todos os tempos. Um dia, esquecendo a recomendação do Curupira, atirou numbando de pássaros, só para ver se acertava em mais de um ao mesmo tempo, exibindo-se para os amigos. Um pássaro morreu, mas os outros atacaram-no. O pobre índio ficou então todo despedaçado. Era a cabeça para um lado e as pernas para outro. O Curupira viu tudo e, com pena, remontou o índio com uma cera encantada. Como nada é tão simples nesta vida, aconselhou o homem a não comer ou beber nada muitoquente, senão derreteria para sempre. Essa era a última vez que poderia ajudá-lo. Um dia, a mulher do índio serviu-lhe um prato tão apetitoso que o guloso comeu tudo super quente e super rápido. Coitado, derreteu todinho. Moral da história: Se alguém mata um bichinho indefeso, acaba encontrando o Curupira, ou seja, cedo ou tarde acaba por se dar muito mal.

A lenda do Saci

O Saci é umnegrinho de uma perna só, que usa um chapéu vermelho e segura sempre um cachimbo. Pede tabaco a toda agente que encontra. É danado e bastante travesso e adora atrapalhar a vida das pessoas. Vive atiçando os pobres dos cães, assusta constantemente os gatos, dá nós no rabo dos cavalos e deixa o feijão queimar na panela. Briga é com ele mesmo, o pestinha.
Certo dia um carpinteiro e os seus companheirostinham que construir um barracão no meio da floresta. Como estavam longe do sítio em que moravam, decidiram dormir ali mesmo, quando o dia acabasse. Estavam todos descansando em volta de uma fogueira, conversando e jogando cartas. O carpinteiro resolveu passear, aproveitando o luar na floresta. Sentou -se num tronco de árvore perto de um rio, preparando o seu cachimbo. De repente, apareceu um Saci eo homem quase morreu do coração pois nunca tinha visto uma criatura como aquela.

O Saci, muito sem-vergonha, pediu um pouco de tabaco para o seu cachimbo. O carpinteiro, fingindo não ter medo, ofereceu o que tinha. O Saci disse que assim não queria, tinha que ser picadinho. O pobre homem picou o tabaco com um canivete tremendo mais do que vara verde. Mas nem assim o Saci estava satisfeito....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Lendas do norte
  • Brasil, un país máis que emerxente
  • Convenio Belen Do Para
  • convencion belen do para
  • Os Paleoamericanos Do Sudeste Do Brasil
  • Nordeste Do Brasil.
  • Central do brasil
  • A Musica Do Brasil

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS