Autismo

Páginas: 6 (1471 palabras) Publicado: 4 de octubre de 2012
THOMAS HOBBES E O ESTADO DE NATUREZA

INTRODUÇÃO
Este trabalho é dedicado ao estudo da filosofia de Thomas Hobbes com relação ao estado de natureza.
Para Thomas Hobbes o estado de natureza é uma situação hipotética onde viveríamos sem organização social. Para Hobbes os homens viviam no estado de natureza em guerra de todos contra todos, ou seja, cada um podia fazer o que queria: matar,roubar, sempre objetivando a sua glória.
O mundo tinha liberdade, mas era muito inseguro. Cada pessoa tinha o direito de possuir todas as coisas e utilizar de todos os meios para conseguir.

DESENVOLVIMENTO
Thomas Hobbes
Thomas Hobbes foi um filósofo contratualista, ou seja, que entendia que o Estado é fruto de um contrato entre a sociedade e um governo que se estabelece.Hobbes revolucionou ao formular suas teorias possibilitando a convivência de duas correntes antitéticas: o Racionalismo e o Empirismo. Sua filosofia é formulada através de um raciocínio correto dos fenômenos.
A análise do estado de natureza dos homens teve caráter realista, ou seja, ele foi racionalista, ao mostrar a necessidade de uma autoridade política com leis positivas. E, entretanto Hobbesfoi idealista, ou seja, empirista, ao não observar a possibilidade do abuso do poder por parte do Soberano. Ele afirmava que a separação dos poderes iria enfraquecer a unidade estatal e defendia um Estado com poderes ilimitados, acima da constituição e das leis civis.
Thomas Hobbes e o Leviatã
Thomas Hobbes foi o primeiro filósofo moderno que construiu uma teoria da formação do Estado. OLeviatã é o livro mais famoso do filósofo inglês, publicado em 1651. O título do livro se deve ao monstro bíblico que habita os mares chamado Leviatã.
Hobbes nasceu em 1588 na Inglaterra, período em que começava a correr a decadência do feudalismo e a ascensão da burguesia. Em 1642 estourou a guerra civil dos monarquistas (nobreza) contra parlamentaristas (burguesia). Depois de uma série de confrontosos parlamentaristas venceram e o rei Carlos I foi deposto e decapitado. Então Hobbes que era a favor do rei, se retirou para um exílio que durou onze anos na França. Lá estudou filosofia e algumas ciências e ensinou matemática a Carlos II (futuro rei da Inglaterra). Foi neste exílio que Hobbes dedicou-se a sua obra máxima, o Leviatã.
"Leviatã" é um monstro bíblico citado no Livro de Jó, 40-41,muito poderoso, sem medo de nada e com um coração de pedra. Hobbes atribuiu o nome desse monstro a sua obra comparando-o ao Estado.
Hobbes é um contratualista, para ele a organização entre os seres humanos, ou seja, a sociedade, só surgiu depois de um contrato firmado pelos mesmos. Antes todos viviam em estado de guerra de todos contra todos, sem poder ou organização.
O Estado de Natureza
O Estadode Natureza é uma fase anterior à existência de um governo, e sem o governo eram inexistentes também leis ou outros mecanismos artificiais que moldam o comportamento da sociedade. Vivendo assim os homens sem a organização social.

Para Hobbes, em primeiro lugar, os homens no estado de natureza são relativamente iguais no que se refere às suas capacidades físicas e de espírito. De maneira geral,as diferenças que podem ser observadas entre um homem e outro não são suficientes para fazer uns mais fortes e outros mais fracos. Isso significa que, sendo todos naturalmente iguais, todos podem desejar e obter os mesmos benefícios. A igualdade entre os homens faz com que todos tenham a mesma esperança de atingir seus objetivos. Fato é que quando dois homens desejam algo ao mesmo tempo – eaquilo não pode ser desfrutado por ambos – em razão da igualdade eles se tornam inimigos. Por serem relativamente iguais eles passam a se empenhar na destruição do outro para atingir seu objetivo, que pode ir desde o deleite de algum prazer almejado até mesmo à preservação da própria vida (HOBBES, 2006).

A igualdade entre os homens e a liberdade da qual eles desfrutam no estado de natureza gera...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Autismo
  • Autismo
  • El autismo
  • Autismo
  • Autismo
  • Autismo
  • Autismo
  • Autismo

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS