Biomedica

Páginas: 9 (2191 palabras) Publicado: 10 de diciembre de 2012
Relatório (4° Aula Prática):

Integrantes do grupo: Mariana, Nathalia Cristine, Tainá Melo, Tharine,Vanessa e Verônica.
Professor:
Turma: 2°A
29/11/2012

Introdução
Psicanálise é a ciência do inconsciente ela é conhecida também como a ciência Arte. Ela é a forma de tratamento das neuroses através do processo de Livre Associação, Interpretação de Sonhos, análise dos Atos Falhos e daResistência.
Ela foi criada pelo grande médico neurologista judeu/Austríaco Sigmund Freud, que viveu entre 1856 e 1939. É uma ciência de vanguarda, da maior importância para que o homem compreenda a si próprio e o próximo, na sociedade em que vive. No dizer de Freud a psicanálise “é a profissão de pessoas que curam almas, que não necessitam serem médicos e que não devem ser sacerdotes”. Seu propósito édescobrir, no inconsciente dos seres Humanos, suas necessidades, traumas e tudo que perturbe seu equilíbrio emocional.
História da psicanálise
Freud era médico psiquiatra. Seguindo os médicos de sua época, usava a hipnose e a sugestão no tratamento dos doentes mentais, mas sentia-se insatisfeito com os resultados obtidos.
Certa vez, recebeu uma paciente, Anna O. , que apresentava sintomas dehisteria, isto é, apresentava distúrbios físicos (paralisias, enxaquecas, dores de estômago) sem que houvesse causas físicas para eles, pois eram manifestações corporais de problemas psíquicos. Em lugar de usar a hipnose e a sugestão, Freud usou um procedimento novo: fazia com que Anna relaxasse num divã e falasse. Dizia a ela palavras soltas e pedia-lhe que dissesse a primeira palavra que lheviesse à cabeça ao ouvir a que ele dissera - posteriormente, Freud denominaria esse procedimento de "técnica de associação livre".
Freud percebeu que, em certos momentos, Anna reagia a certas palavras e não pronunciava aquela que lhe viera à cabeça, censurando-a por algum motivo ignorado por ela e por ele. Notou também que, em outras ocasiões, depois de fazer a associação livre de palavras, Annaficava muito agitada e falava muito. Observou que, certas vezes, algumas palavras a faziam chorar sem motivo aparente e, outras vezes, a faziam lembrar-se de fatos da infância, narrar um sonho que tivera na noite anterior.
Pela conversa, pelas reações da paciente, pelos sonhos narrados e pelas lembranças infantis, Freud descobriu que a vida consciente de Anna era determinada por uma vidainconsciente, que tanto ela quanto ele desconheciam. Compreendeu também que somente interpretando as palavras, os sonhos, as lembranças e os gestos de Anna chegariam a essa vida inconsciente.
Freud descobriu, finalmente, que os sintomas histéricos tinham três finalidades:
* 1ª: Contar indiretamente aos outros e a si mesma os sentimentos inconscientes;
* 2ª: Punir-se por ter tais sentimentos;
*3ª: Realizar, pela doença e pelo sofrimento, um desejo inconsciente intolerável.
Tratando de outros pacientes, Freud descobriu que, embora conscientemente quisessem a cura, algo neles criava uma barreira, uma resistência inconsciente à cura. Porque os pacientes sentiam-se interiormente ameaçados por alguma coisa dolorosa e temidos, algo que havia penosamente esquecido e que não suportavam lembrar.Freud descobriu, assim, que o esquecimento consciente operava simultaneamente de duas maneiras:
* Como resistência à terapia;
* Sob a forma da doença psíquica, pois o inconsciente não esquece e obriga o esquecido a reaparecer sob a forma dos sintomas da neurose e da psicose.
Obs.:Na neurose o indivíduo além de saber que é um neurótico, ele tem plena consciência dos seus atos, mas nãoconsegue controlá-los, já os psicóticos não têm essa consciência, eles perdem a noção da realidade.
Desenvolvendo com outros pacientes e consigo mesmo esses procedimentos e novas técnicas de interpretação de sintomas, sonhos, lembranças, esquecimentos, Freud foi criando o que chamou de análise da vida psíquica ou psicanálise, cujo objeto central era o estudo do inconsciente e cuja finalidade era...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Biomedica
  • Biomedico
  • Biomedico
  • Biomedica
  • Biomedicas
  • biomedica
  • Biomedica
  • biomedico

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS