Bioquimica

Páginas: 10 (2395 palabras) Publicado: 21 de octubre de 2012
Óleos
Tipo e extração
Óleos é, por definição, substâncias insolúveis (que não se misturam com a água). Podem ser de origem animal, vegetal ou mineral. 
Na busca por alternativas de combustíveis menos poluentes e renováveis, o óleo vegetal se tornou uma ótima opção. Essa substância é uma espécie de gordura obtida através das plantas, sobretudo das suas sementes. As principais matérias-primasutilizadas para produção são a soja, mamona, dendê, girassol, milho, coco, linhaça, babaçu, amendoim, etc.
Após o processamento físico-químico, o óleo vegetal pode ser utilizado como lubrificante, óleo de cozinha, produção de biocombustível, cosmético, farmacêutico, entre outros. Os óleos vegetais são insolúveis em água, no entanto, são solúveis em solventes orgânicos, fato que proporciona o seuemprego nas indústrias.
O óleo vegetal é muito comum nas cozinhas, mas também pode ser utilizado como combustível, sendo usado puro ou misturado com o diesel de petróleo. Porém, o motor do veículo deve ser adaptado para receber essa substância. O aspecto positivo é que quanto maior a quantidade de óleo vegetal no combustível, menor será a emissão de gases poluentes na atmosfera.
O Brasil estádesenvolvendo tecnologia para substituir o diesel de petróleo pelo óleo de dendê. Especialistas afirmam que, após as devidas transformações químicas, o dendê pode proporcionar diesel de ótima qualidade, além de necessitar de uma pequena área para o seu cultivo, tornando o processo mais barato.
Apesar das várias vantagens agregadas à utilização do óleo vegetal como combustível (emite menos poluentes,é fonte renovável, reduz a dependência do petróleo, etc.), existem vários opositores a tal acontecimento. As principais alegações são de que os gêneros alimentícios deveriam ser destinados à alimentação da população carente, além de que esse processo desencadearia alguns problemas ambientais: esgotamento do solo, erosão, etc.

Gorduras
Tipos e conceito
As gorduras, cientificamente conhecidascomo lipídeos, foram por muito tempo consideradas vilãs. As gorduras são geralmente associadas aos níveis de colesterol no sangue. Hoje sabe-se que uma dieta saudável necessita de gorduras e que, até mesmo para perder ou manter o peso, as escolhas realizadas no dia a dia em relação aos tipos de gorduras é um fator essencial para o sucesso de qualquer dieta.
O que são gorduras?
Conceito: Gordurassão moléculas incapazes de se misturar com água. Gorduras são as formas mais eficientes de armazenamento de energia.
Tipos de gorduras
As gorduras são classificadas em tipos de acordo com sua composição química.
Triglicerídeos: são usados para armazenar energia nas células adiposas. Formados por uma molécula de glicerol condensada com 03 moléculas de ácidos graxos.
Ácidos graxos: são longascadeias de carbono e hidrogênio que constituem os triglicerídeos. Classificados em:
* Ácidos graxos saturados: Possuem longas cadeias retas, pois as ligações entre os átomos são simples. Geralmente são sólidos a temperatura ambiente.
* Ácidos graxos monoinsaturados: Possuem longas cadeias com uma dobra, pois existe uma ligação dupla entre seus átomos. Geralmente líquidos a temperaturaambiente.
* Ácidos graxos poliinsaturados. Possuem longas cadeias com mais de uma dobra, pois existem duas ou mais ligações duplas entre seus átomos. Geralmente líquidos a temperatura ambiente.
Colesterol: tipo de gordura formada por cadeias cíclicas de carbono. Estão presentes principalmente na constituição das membranas celulares e possuem papel no metabolismo de hormônios esteróides.Hidrogenação
conceito
Por esse processo ocorre a adição de moléculas de hidrogênio ao óleo vegetal transformando as cadeias de ácidos graxos cis em trans. A interligação entre os átomos ficam rígidas (dupla ligação) tornando-o sólido a temperatura ambiente. O objetivo da hidrogenação e transformar os óleos mais sólidos e melhorar seu gosto, qualidade de cozimento e especialmente aumentar o tempo de...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Bioquimica
  • Bioquímica
  • Bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquimica
  • bioquimica
  • bioquimica

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS