Bioquimica
8 - A oxidação de ácidos graxos rende mais ATP que a oxidação de glicose, pois, os ácidos graxos possuem mais ligações entre carbonos doque um carboidrato. Portanto podemos dizer que produzem mais energia.
11 – De certa forma as proteínas podem ser convertidas em lipídeos, pois, proteína pode ser transformada em glicogênioe se ficar sobrando, é transformado e armazenado como gordura pelo corpo. Ex: Carboidrato em excesso vira gordura, proteína em excesso vira gordura.
12 - Isso ocorre porquediferentemente dos ácidos graxos saturados, os polinsaturados não são sintetizados pelo organismo e é necessária a obtenção deles pela alimentação.
13 – A síntese de ácidos graxos é sujeita a diversosmecanismos de controle, mas ocorre invariavelmente, quando a carga energética celular é alta (ATP/ADP alta). A síntese de ácidos graxos tem acetil-CoA e malonil-CoA como doadores decarbonos e NADPH como agente redutor .
14 - O principal mecanismo regulatório é a sensibilidade do colesterol intracelular no retículo endoplasmático pela proteína de ligação ao elemento deresposta . Um outro mecanismo de controle da síntese do colesterol está relacionado á concentração intracelular desse lipídeo. Altas concentrações intracelulares de colesterol ativam umaenzima que catalisa a transformação desse composto em éteres de colesterol para armazenamento.
15 - O colesterol é necessário para construir e manter as membranas celulares; regula a fluidezda membrana em diversas faixas de temperatura. O grupo hidroxil presente no colesterol interage com as cabeças fosfato da membrana celular, enquanto a maior parte dos esteróides e dacadeia de hidrocarbonetos estão mergulhados no interior da membrana. A maior parte do colesterol está relacionada com as gorduras saturadas que na maioria das vezes são as gorduras animais.
Regístrate para leer el documento completo.