Bird eye case

Páginas: 5 (1003 palabras) Publicado: 7 de junio de 2010
Birds Eye and the UK Frozen Food Industry

Perguntas para reflexão
1. Por que a Birds Eye se desenvolveu como um produtor integrado verticalmente?
As principais razões para a estratégia da Birds Eye de desenvolveu-se como um produtor verticalmente integrado foram:

Falta de Infra-estrutura desenvolvida
Birds Eye foi um dos pioneiros na indústria de alimentos congelados na Grã-Bretanha nosanos 40. Naquela época, não havia uma infra-estrutura adequadamente desenvolvida para a produção, armazenamento, distribuição dos produtos no varejo de alimentos congelados.
Desta forma, a empresa fora forçada a desenvolver sua própria cadeia produtiva e de distribuição através da integração vertical, com criação de elementos especializados para proteger a qualidade do produto através defornecedores contratados (semi-verticalização)

Fornecedores e Varejistas Incapazes
Muitos membros do supply chain, tais como agricultores e pequenos varejistas de alimentos, não podiam custear os equipamentos e técnicas adequadas de plantio, colheita, transporte e refrigeração dos produtos acabados. Para solucionar essa situação, por exemplo, a Birds Eye detinha a maioria dos equipamentos decolheita que os produtores utilizavam, bem como alugava os refrigeradores (freezers) aos varejistas.

Economia de escala
A estabilidade entre oferta e demanda de seus produtos, através da integração vertical, suportou um aumento nos volumes de transações, o que proporcionou a Birds Eye o respaldo financeiro para o desenvolvimento de novos mercados e inovação de produtos. Isto deu a oportunidade demassificar a distribuição dos produtos a ser a única a utilizar a mídia como estratégia de marketing no final dos anos 60.

O poder de mercado
A integração vertical permitiu o controle da empresa sobre toda a cadeia de valor, que por sua vez, criou barreiras de mercado para novos entrantes devido aos altos custos requeridos para duplicar a estrutura da Birds Eye. A empresa possuía e exerceu oseu poder sendo price maker para as operações amontante e ajusante.

2. A estrutura integrada verticalmente da Birds Eye ainda era vantajosa no final da década de 70? Justifique.
Embora existam evidências da vantagem competitiva da empresa verticalmente integrada, no caso da Birds Eye, com o passar do tempo, a sua estrutura o começou a levar a algumas desvantagens, anulando o efeito positivodas vantagens.
As vantagens incluíam:
* Supply chain: a empresa tinha o controle sobre toda a cadeia de suprimentos;
* Qualidade: a empresa possuía o controle de todo o processo produtivo, desde a plantação, fertilização, tempo de colheita, armazenamento e refrigeração, transporte e manutenção do varejista. Para a Birds Eye, este era ponto essencial para a manutenção da qualidadediferenciada de seus produtos congelados. Também desta foram conseguiu captar os lucros a montante a jusante.
As desvantagens incluíam:
* Aumento dos custos: os custos associados à integração vertical, ou seja, bens, instalações e equipamentos não podem ser reduzidos significativamente quando diminui a produção por demanda, onde, como no caso de terceirização, a maioria dos custos são custosvariáveis, ajustáveis de acordo com a condição de mercado. Outro ponto envolve os custos indiretos, pois os fornecedores especializados tinham custos menores já que eram especializados em único produto; e, no caso dos fornecedores verticalmente integrados, que tinham várias linhas de produtos, tornavam-se ineficientes.
* Barreiras de saída: os valores expressivos de investimentos em infra-estruturadas empresas verticalizadas faziam com que a sua saída fosse difícil em negócios pouco rentáveis.
* Tempo de reação: a Birds Eye não aproveitou a excelente fase de crescimento nos supermercadistas e “freezer centers” antes da mudança do perfil do mercado, bem como deixou de desenvolver o mercado de catering. A infra-estrutura já desenvolvida e estabelecida não permitiu a Birds Eye reagir às...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Bird eye
  • Bird
  • Bird
  • Bird
  • Birds Eye
  • London Eye
  • An Eye For An Eye
  • Birds eye

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS