Brasil

Páginas: 40 (9981 palabras) Publicado: 13 de abril de 2011
Brasil: o movimento sindical e popular na década de 2000
armando Boito, andréia galvão e Paula marcelino
Investigadores del Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) de la Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil. El presente trabajo se beneficia del trabajo colectivo del grupo de investigación Neoliberalismo e relações de classe no Brasil, con sede en Cemarx. Ver .

Resumen
Esteartículo describe y analiza el movimiento sindical y los movimientos populares en Brasil en la primera década de dos mil, periodo en que el proceso político brasileño se encuentra marcado por los dos mandatos presidenciales de Lula da Silva. El análisis evidencia la fuerza de lucha reivindicativa de los obreros, de los trabajadores del campo y de la masa de trabajadores marginada por el capitalismoneoliberal. El texto destaca que esa lucha permanece confinada al nivel reivindicativo. No hay en el Brasil actual un movimiento político de masas contra el capitalismo neoliberal.

Abstract
This article describes and analyses the trade-union movement and the popular movements in Brazil during the decade of 2000, the period that the Brazilian politic process is under the influence of Lula daSilva’s government. The analysis shows the force of the workers movement, of the peasant movement and the struggle of the population marginalized by the neo-liberal model of capitalism. The text highlights that the popular struggle remains in the economic level. There is not in Brazil a mass political movement against the neoliberal capitalism.

Palabras clave

Lutas sociais, movimentos sociais,movimento camponês, MST, Contag, movimento de moradia, Governo Lula

Keywords

Social struggle, social movements, peasant movement, MST, Contag, homeless movement, Lula´s Government

Cómo citar este artículo

Boito, Armando; Galvão, Andréia y Marcelino, Paula 2009 “Brasil: o movimento sindical e popular na década de 2000” en OSAL (Buenos Aires: CLACSO) Año X, Nº 26, octubre.

36

DebatesBrasil: o movimento sindical e popular na década de 2000

I. Introdução

No Brasil, a luta operária e popular passou, ao longo da década de dois mil, por um período que, em contraste com as décadas precedentes, poderíamos denominar um período de acomodação política. A luta reivindicativa não refluiu, mas a agitação e a luta contra o modelo capitalista neoliberal perderam terreno. A décadados oitenta foi a década da luta e da organização operária e popular no Brasil. Os indicadores da mobilização popular mantiveram-se muito altos e o salto organizativo do período foi muito grande. Na década dos oitenta, tivemos a construção da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Movimento dos Sem-Terra (MST). Essa foi também a década da legalização e docrescimento de antigos e novos partidos e organizações marxistas –como o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), a Convergência Socialista (CS), que se transformaria no Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e outras organizações menores. Nesse período, ocorreu uma explosão inédita de greves, colocando o Brasil, juntamente com a Espanha, que também saía de uma ditadura, como campeõesincontestes da atividade grevista em escala mundial. Grandes greves de massa marcaram o cenário político e social daquele período: as greves do operariado fabril, principalmente no ABC paulista, as greves dos trabalhadores rurais –como as greves dos canavieiros da Zona Mata nordestina e do município de Guariba no interior de São Paulo– e as greves do funcionalismo público por todo o país tornaramirreversível a crise da ditadura militar. Se elas não foram suficientes para impor uma saída popular para a crise da ditadura, limitaram as opções da burguesia brasileira. Essa luta e esse crescimento organizativo retardaram a implantação do capitalismo neoliberal no Brasil. A década dos noventa foi uma década de refluxo. Diversos fatores –econômicos e políticos, nacionais e internacionais–...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Brasil
  • Brasil
  • Brasil
  • Brasil
  • BRASIL
  • BRASIL
  • BRASIL
  • Brasil

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS