Cafe

Páginas: 7 (1514 palabras) Publicado: 6 de junio de 2011
(um processo alternativo em revelação fotográfica de filmes preto-e-branco)

Caffenol:

Neste trabalho, apresentamos um processo alternativo de revelação fotográfica, à base de café solúvel, podendo ser reproduzida com materiais do nosso cotidiano.

Leonel Soares Zarpelon Pedro Bosak Guazzelli

INTRODUÇÃO:
A apresentação tem como objetivo resumir o artigo desenvolvido sobre oprocessamento do Caffenol, desde a sua formulação química, características químicas e estéticas e o ensino passo-a-passo deste tipo de revelação alternativa. Tanto o artigo quanto a apresentação são resultantes de estudos e conhecimentos embasados no trabalho de Roger K. Bunting, professor da Universidade Estadual de Illinois e autor de

“The Chemistry of Photography”.

A fotografia em filme e suaimportância atual:
A fotografia, originalmente, se apresentava apenas em preto e branco, também conhecido como formato monocromático, sendo que os filmes mais modernos captam todo espectro visível. É tido como consenso que a fotografia em preto e branco é mais sutil e sujeita a interpretações que a fotografia colorida, pois seu formato nada mais é do que uma abstração (de cores). Na fotografia pretoe branco, luz e a sombra são recursos muito mais utilizados, afim de se criar efeitos estéticos. Há diversos fotógrafos ainda preferem fotografar em filme preto e branco pra se ter mais liberdade criativa, mesmo com custo e complexidade superior à fotografia digital.

O FILME FOTOGRÁFICO:

Materiais
O filme fotográfico preto e branco é constituído de uma base plástica, geralmente triacetatode celulose, flexível e transparente, na qual é depositada uma emulsão fotossensível. Esta emulsão é composta por cristais de haleto de prata combinados com sais halóides (cloreto, brometo e iodeto) e são revestidos com uma camada de gelatina para proteção.

TIPOS DE PROCESSAMENTO
REVELAÇÃO C-41: O C-41 é um processo desenvolvido pela Kodak de revelação de filmes para impressão originalmenteem cor. Hoje em dia também se têm filmes preto-e-branco com revelação do tipo C-41. O processo revela o filme em negativo. A padronização do C-41 se deu quando o processo de revelação se tornou industrializado. Os laboratórios contam a bom tempo com máquinas reveladoras, que fazem todo o trabalho químico de forma automatizado, de acordo com o código da tarjeta do filme. Esse processo, realizado deforma automatizada, garantiu uma massificação da fotografia em todo mundo. Por isso hoje a revelação C-41 é barata em relação aos outros processos, muitas vezes realizados de forma manual.

REVELAÇÃO E-6 É um processo para filmes positivos, ou seja, assim que a foto está revelada, vê-se a imagem exatamente como ela deve ser. É a foto pronta para ser impressa ou projetada. Essas películaspossuem altíssimo contraste, reproduzindo melhor as cores, com uma granularidade muitíssimo boa. Foi um processo largamente utilizado nas principais áreas profissionais da fotografia: catálogos de imagens, publicações em alta definição, grandes ampliações e exposições... Atualmente a revelação E6 é cara porque não é feita com processos automatizados, a baixa demanda acaba levando com que se revelemesses filmes de forma artesanal, aumentando o tempo e levando à baixa produção.

REVELAÇÃO P&B
A revelação preto-e-branco é o processo de revelação mais antigo ainda utilizado. Por ser inteiramente manual, está hoje em dia em desuso e é utilizado principalmente por fotógrafos artistas, que não precisam de trabalhos em grande escala de produção. O processamento de filmes em branco e preto exigequatro etapas: 1) 2) 3) 4) Revelação; Banho interruptor; Fixação; Lavagem.

Através do revelador (1), a imagem latente no filme é transformada em uma imagem visível, formada por prata negra. A revelação é controlada tanto pelo tempo que fica em contato com o banho revelador, como também pela agitação do tanque e pela temperatura do químico. O filme é substituído por um agente de revelação que, na...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Cafe
  • cafo
  • cafe
  • cafe
  • Cafe
  • cafe
  • EL CAFE
  • Cafer

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS