Cambio

Páginas: 25 (6123 palabras) Publicado: 24 de octubre de 2012
Introdução

Desde os tempos dos antigos povos do oriente médio começou a se desenvolver atos de troca de mercadorias entre os mesmos. Essa troca de mercadorias precisou ser aprimorada e foi então que a moeda ganhou ainda mais força nas negociações. Nos dias de hoje o processo de globalização avança cada vez mais e a interdependência econômica entre os diversos países do mundo é cada vez maior.A comercialização de bens e serviços continua aumentando e por isso é importante que entendamos todo esse processo de comercialização, como era e como foi evoluindo para chegarmos no que chamamos hoje de Comercio Exterior. Portanto, o objetivo desta ATPS é que entendamos os mecanismos de trocas monetárias entre os países em suas operações de comercio. Baseando-nos na Moeda, veremos algunsconceitos dentro do Mercado Cambial.

1. ATPS - Primeira Etapa: Participantes do Mercado de Câmbio

2.1. Regime Cambial Brasileiro

Câmbio é a operação de troca de moeda de um país pela moeda de outro país. O mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes, diretamente ou por meio de seuscorrespondentes.
O regime cambial brasileiro é um regime controlado pelas autoridades monetárias (que será vistas mais detalhadamente na etapa a seguir). Esse controle tem sido mais ameno ou mais rigoroso conforme as condições econômicas do momento (ou conforme a mentalidade dos nossos governantes). Algumas vezes restrições são estabelecidas com objetivos políticos ou para favorecer determinadossetores econômicos.
O Banco Central do Brasil atua como órgão fiscalizador do sistema, controla a entrada e a saída de divisas e administra as reservas cambiais. Os bancos comerciais podem operar na área cambial mediante autorização daquele mecanismo. A qualquer momento, porém, como já ocorreu em algumas ocasiões, o Banco Central pode decidir centralizar as operações cambiais. Quanto às taxascambiais, durante muitos anos elas foram fixadas pelo Banco Central. Na determinação dessas taxas eram levados em consideração: o grau de inflação no Brasil e em determinados países selecionados, o maior ou menor interesse em aumentar ou diminuir as exportações e importações, suas repercussões sobre os níveis de preços internos, etc.
O mercado cambial brasileiro compreende três seguimentos: mercadode taxas flutuantes (modificação do valor de uma moeda em relação à outra, de acordo com as condições do mercado externo), mercado de taxas livres (turismo) e mercado paralelo ou negro (ilegal, não controlado pelo Banco Central).

2.2. Mercado de Câmbio no Brasil – Evolução Histórica

Fonte: www.bcb.gov.br

2.3. Relação do Brasil com o Mercado Externo

Atualmente todos nósvivemos em um mundo globalizado, onde o processo de globalização se dá por meio da integração e aprofundamento social, político, cultural e econômico. A globalização no Brasil é percebida desde a década de 90, pois a partir daí que ela teve maior impacto, nessa época o país por uma série de problemas que afetavam todos os setores econômicos, social, político, etc. Com isso o país começou a ter ideiasmais liberais, exportando e importando o comércio de produtos, onde de certa forma derruba barreiras protecionistas da época, a principal ideia para mudança, era ter capital internacional como uma forma de ajuda para que o país voltasse a crescer. Com isso, o Brasil foi estreitando suas relações internacionais pouco a pouco, participando de blocos econômicos, comerciais, acordos bilaterais, etc.Nas relações entre Brasil e Rússia, por exemplo, tem havido uma melhora significativa nos últimos anos, caracterizada por um aumento das trocas comerciais e a cooperação em matéria de tecnologia militar e segmentos. Atualmente, o Brasil possui uma importante aliança com a Federação Russa, com parcerias em áreas como tecnologia espacial, militar e telecomunicações. Brasil e Rússia participam do...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Cambio
  • El Cambio
  • cambio
  • el cambio
  • ¿Qué es el cambio?
  • Cambios
  • Cambios de estado
  • Cambios De Estado

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS