Casa Eco Eficiente

Páginas: 5 (1097 palabras) Publicado: 26 de diciembre de 2012
Casa Ecoeficiente
Construída no Senai de Campina Grande, ela apresenta tecnologias de autossuficência energética para a construção civil
[ POR ALINNE SIMÕES ]
Há quase cinco anos um grupo de pesquisadores e arquitetos, em parceria com várias empresas locais, construiu no Centro de Inovação e Tecnologia Industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Campina Grande, oLaboratório de Energias - Casa Ecoe ciente que apresenta tecnologias de autossu ciência energética para a construção civil. A unidade possui dependências usuais de uma residência de padrão médio, constituindo-se em um ambiente tecnológico e didático para visitação, cursos, pesquisas e inovações. A ideia inicial da Casa Ecoe ciente era disponibilizar aos empresários e à comunidade a possibilidade deaplicação e utilização de fontes de energias renováveis: solar e eólica. Mas, depois foram incorporadas outras tecnologias alternativas que não estavam originalmente contempladas, como: tijolos ecológicos e paredes monolíticas de solo-cimento, painéis térmicos com placas de isopor e de resíduos sólidos, telhas de bras vegetais, piso usando madeira de demolição e resíduos industriais. São processosdiferentes de se construir, de forma que a casa acabou tomando uma dimensão maior. Uma Casa Ecoe ciente “é uma construção que interage bem com o meio ambiente e não traz efeitos negativos”, revela Newmark Heiner, engenheiro elétrico e diretor do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial do Senai-PB, que está convicto de que a unidade de Campina Grande é única no país.
A casa é uma vitrine permanentede tecnologias sustentáveis para a construção

“São vários tipos de atividades que acontecem num único ambiente de forma que a casa ecológica do Senai da Paraíba, é única no país” . NEWMARK HEINER

“Aqui nós temos tecnologias alternativas da construção civil, fontes renováveis de energia, reuso de água, treinamentos, cursos de formação pro ssional e de capacitação nas áreas de energiasrenováveis, desenvolvemos projetos com empresa local para uso de dessalinizador solar, com a prefeitura para o semáforo solar, com Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, cuja sede tem poste mantido com energia solar. São vários tipos de atividades que acontecem num único ambiente, de forma que a casa ecológica do Senai da Paraíba é única no país”, explica.

Em relação ao projeto arquitetônico dacasa, Newmark conta que foi feito um estudo da posição do sol e ventilação, fazendo com que ela fosse posicionada de forma a aproveitar o máximo da ventilação e da luminosidade naturais. Não precisando, portanto, ligar ar condicionado e a luz arti cial é utilizada apenas no nal da tarde-noite. A energia elétrica vem de um sistema híbrido, formado por painéis fotovoltaicos e uma turbina eólica, queabastece toda a casa. Há ainda a estação de tratamento de águas servidas para reuso em pias, catavento para captação de água do poço, sistema solar para aquecimento de água e o dessalinizador. Toda parte hidráulica e elétrica é exposta. “Tanto a tecnologia dos painéis térmicos quanto a tecnologia solocimento segundo os construtores que na época nos prestaram consultoria tem uma economia em tornode 30% no processo completo da construção de uma obra”, revela Newmark. Como parte da pesquisa, o engenheiro mecânico, Jonatas Gomes, desenvolveu uma máquina so sticada de prensa que imprime textura nos tijolos e acelera o processo de produção, porque elimina a etapa de texturizar uma parede quando se faz a pintura. O próprio tijolo é preparado com uma lama originada no processo de corte dogranito (lama abrasiva), com dimensão de 240mm x 120mm x 60mm, e pesa 3 kg, sendo um produto ecológico novo que aproveita um resíduo de processo industrial.

18

REVISTA

| FEVEREIRO/MARÇO 2011 FE

Fotos: Fabiana Veloso

inovações tecnológicas

Laboratórios de eficiência energética
A Casa tem uma sala de visita que se transformou em um auditório para palestras e exposições. Os quartos...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Adoptando La Eco-Eficiencia
  • Sistemas Constructivos Eco-Eficientes
  • Psicopatología Caso Eco Completo
  • grupo eco casa
  • CASO DE EFICIENCIA Y EFICACIA
  • Caso 1 – Aumento de eficiencia en Matsushita.
  • Eco casa
  • Eco

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS