Cefalea Alcoholica

Páginas: 3 (702 palabras) Publicado: 2 de marzo de 2013
A dor de cabeça do dia seguinte!
*
*
Se você é como eu e não bebe nada de bebida alcoólica (o que é raro hoje em dia!), não deve saber como é uma ressaca e quais os seus efeitos no corpo.Mas se faz parte da maioria, aí vai uma breve explicação sobre o que acontece quimicamente e biologicamente no “nosso” organismo quando o efeito do álcool já passou.

Um dos principais componentesdas bebidas alcoólicas é, obviamente, o álcool etílico, também conhecido como etanol (C2H5OH). Ao ingerirmos a bebida, o álcool começa a se transformar no organismo. O seu destino mais comum (provável)é transformar-se em dióxido de carbono (CO2) + água (H2O) + energia.
Acontece que rotas secundárias também formam substâncias intermediárias entre o álcool e aquele “destino” mais provável. Entreessas substâncias intermediárias estão o aldeído (acetaldeído ou etanal) e o ácido carboxílico (ácido acético). A mistura destas substâncias, em especial a presença do aldeído, é que explica aqueladorzinha de cabeça no dia seguinte a bebedeira.

oxidação do álcool etílico
O acetaldeído é criado quando o álcool no fígado é destruído por uma enzima chamada álcool-desidrogenase. O acetaldeído éentão atacado por outra enzima, o aldeído-desidrogenase, e por outra substância que se chama glutationa, que contém uma quantidade alta de cisteína (uma substância que é atraída pelo acetaldeído). Juntos,o aldeído-desidrogenase e a glutationa formam o acetato (uma substância similar ao vinagre) não tóxico. Este processo funciona bem, deixando ao acetaldeído apenas um curto período de tempo para fazerseu estrago, se, e somente se, apenas alguns coquetéis forem consumidos.
A questão do peso é um dos motivos pelos quais as mulheres não devem acompanhar os homens na bebedeira, pois as mulheres têmmenos aldeído-desidrogenase e glutationa, fazendo com que o organismo leve mais tempo para eliminar as toxinas, piorando os efeitos da ressaca.

Nunca mais bebo de novo!!!
Mas uma coisa é certa:...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • cefalea
  • Cefalea
  • Cefalea
  • Cefalea
  • Cefalea
  • Cefalea
  • Cefálea
  • Cefalea

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS