China

Páginas: 2 (326 palabras) Publicado: 17 de septiembre de 2012
A urbanização ocorreu tardiamente na China. O sistema imperial impediu o quanto pôde a modernização do país, evitando a adoção da agricultura comercial, o surgimento de uma burguesia comercial enúcleos urbanos autônomos capazes de contrapor-se aos grandes proprietários fundiários.
Os avanços na urbanização só começaram a ganhar fôlego no final do século 18 diante de dois processosconcomitantes: a decadência da máquina administrativa imperial e as pressões externas provenientes das nações europeias ocidentais, que tinham interesses militares e comerciais na China.
O domíniotradicional da classe culta de funcionários-intelectuais declinou nas zonas costeiras, permitindo assim o surgimento de núcleos urbanos e o aparecimento de uma burguesia comercial nativa que se opôsàs pretensões de centralização do poder político sob o sistema imperial.
Um dos mais importantes fenômenos da contemporaneidade é o processo de urbanização que se desenvolve na China. Sãodezenas de cidades com mais de 10 milhões de habitantes que surgem de maneira quase instantânea. É a conclusão da urbanização pós-industrial.
Vastas áreas rurais cederam lugar a metrópoles quase queinstantaneamente. Exemplo clássico deste processo foi a cidade de Shenzhen localizada ao lado de Hong Kong, que em 1978 era uma vila de pescadores de 700 habitantes, e hoje possui cerca de 11milhões de pessoas.
Atualmente o crescimento urbano se afasta do litoral e se dirige para o oeste da China. Cidades como Wuhan, Chongqing, Shijiazhuang e Kashgar localizada no extremo oeste do país,se transformam rapidamente em metrópoles, replicando o fenômeno de Shenzhen. A grande pergunta que se faz é: até quando este processo irá durar. A resposta a esta pergunta é fundamental paraentendermos como será o mundo ao longo das próximas décadas. O início da urbanização chinesa promoveu uma série de transformações por todo o globo. O seu final será o começo de um novo paradigma para a...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • China
  • China
  • china
  • china
  • chino
  • china
  • China
  • China

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS