Cidade De Barcelona

Páginas: 20 (4926 palabras) Publicado: 27 de febrero de 2013
ESPAÇO PÚBLICO: Desenho, organização e poder

CAPITULO 3 – A CIDADE DE BARCELONA: À PROCURA DO ESPAÇO PÚBLICO
Neste capítulo faremos uma análise sobre a problemática do espaço público na cidade de Barcelona, através de uma resenha histórica, procurando entender como se produziu o espaço público face ao denominado “Modelo Barcelona” e as estratégias de intervenção. Pretendemos igualmenteanalisar o estado actual do espaço público na cidade, dirigindo a análise a dois espaços públicos localizados em bairros específicos de Barcelona, que foram intervencionados segundo os pressupostos do “Modelo”. Analisaremos os indicadores e componentes que deram origem ao projecto, avaliando os elementos construtores que originaram a sua forma.

3.1. O espaço público na dimensão geral do objecto deestudo Barcelona é uma cidade que conta com mais de 2000 anos de história. Uma cidade provinciana e marginal, pois nunca foi capital de uma monarquia ou estado importante. Esse carácter marca profundamente a sua concepção ao nível dos espaços públicos. Como cidade onde não se vislumbrava nenhuma corte, não havia necessidade de ter espaços públicos, a única coisa que havia na Barcelona Medieval era afamosa Rambla, que fazia ligação ao mar (Figura 3.1). Não existia prática do espaço público. A cidade existia entre muralhas e de malha extremamente densa.

Figura 3.1 – Mapa de Barcelona Medieval (séculoXVI). Visível as muralhas que delimitavam a cidade e a Rambla que fazia a ligação ao mar.
Fonte: Ajuntament de Barcelona (1985). Inicis de la Urbanística Municipal de Barcelona. Mostra delstons municipals de plans i projectes d′urbanisme 1750-1930. Corporació Metropolitana de Barcelona.

75

ESPAÇO PÚBLICO: Desenho, organização e poder

Entretanto, existe algo curioso, onde se entende que apesar de não haver uma manifestação pública dos espaços, as pessoas tinham necessidade de um contacto com o exterior, mesmo que o convívio fosse apenas familiar. Entre o séc. XVI e oséc.XVII, foi efectuado um levantamento dos espaços vazios da cidade, concluindo-se que a maioria eram pátios interiores das habitações unifamiliares, ou seja espaços públicos domésticos. Esta característica de espaços abertos interiores tem similaridade com a cidade árabe/medieval. Na primeira metade do séc. XIX, no auge da revolução industrial, as cidades continuavam a ter um urbanismo medieval, ou seja,rodeado por muralhas e comprimidas pela instalação de indústrias recentes e com elas, uma expansão demográfica acelerada. A cidade de Barcelona não é alheia a esta situação. O facto das próprias muralhas e todos os terrenos exteriores à muralha serem militares, impediram que as novas indústrias se instalassem em torno às muralhas. Era totalmente proibido construir nesse espaço, tendoexclusivamente um uso agrícola. Desta forma, a instalação das indústrias, e com ela a expansão demográfica foram-se situar em municípios independentes, hoje bairros da cidade, tal como Sants, Sarriá, Sant Andreu e Sant Marti. A necessidade das pessoas comunicarem era muito grande, e assim foram nascendo uma série de vias novas que ligavam a cidade entre muralhas com as zonas industriais. Entre estas vias,destaca-se o actual Passeio de Gracia, que nesta época não só constituía uma via de comunicação, como também um verdadeiro lugar de encontro, de passeio, criando-se nas suas laterais jardins e zonas de recreio.

Figura 3.2 – Mapa de Barcelona. Anteprojecto da ligação da zona do Ensache de Barcelona e dos povoados agregados entre si e com o resto do limite municipal de Sarrià e Horta.
Fonte:Ajuntament de Barcelona (1985). Inicis de la Urbanística Municipal de Barcelona. Mostra dels tons municipals de plans i projectes d′urbanisme 1750-1930. Corporació Metropolitana de Barcelona.

76

ESPAÇO PÚBLICO: Desenho, organização e poder

Figura 3.3 – Mapa de Barcelona. Proposta de novas vias de acesso entre a Barcelona Medieval e os novos bairros.
Fonte: Ajuntament de Barcelona (1985)....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • barcelona
  • Barcelona
  • barcelona
  • barcelona
  • barcelona
  • Barcelona
  • barcelona
  • barcelona

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS