Ciencias Socias

Páginas: 12 (2944 palabras) Publicado: 16 de enero de 2013
DESIGUALDADES SOCIAIS, ESTRATIFICAÇÃO E ESTRUTURA DE CLASSES




DESIGUALDADES SOCIAIS


DEFINIÇÃO:

- Uma desigualdade social não é uma simples diferença individual. Algumas das diferenças que podemos encontrar entre os indivíduos que compõem uma sociedade são sociologicamente irrelevantes: a estatura física, alguns gostos artísticos, por exemplo, podem em nada influenciar asoportunidades de vida concretas, ou nada nos dizer sobre as posições sociais de cada um.

- Uma desigualdade social deverá resultar, sobretudo, de um grau desigual de acesso a bens, serviços ou oportunidades, cuja raiz explicativa se encontre nos próprios mecanismos da sociedade.

- Segundo Robert Girod, uma desigualdade social “consiste na repartição não uniforme, na população de um país ou região,de todos os tipos de vantagens e desvantagens sobre os quais a sociedade exerce uma qualquer influência”

- Anthony Giddens define as desigualdades sociais – ou sistema de estratificação social - como um conjunto de “desigualdades estruturadas entre diferentes grupos de indivíduos”, estando os mecanismos de estruturação baseados na sociedade.



- Podemos definir, em síntese, umadesigualdade social como uma diferença socialmente condicionada no acesso a recursos.



SISTEMAS DE ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
- Os sociólogos falam da existência de estratificação social para descrever as desigualdades. Assim, as sociedades podem ser vistas como constituindo estratos hierarquizados, com os mais favorecidos no topo e os menos privilegiados perto do fundo.

- Podem distinguir-sequatro sistemas básicos de estratificação: a escravatura, as castas, os estados e as classes. Estes encontram-se algumas vezes em conjunção uns com os outros. A escravatura, por exemplo, coexistiu com as classes em Roma ou na Grécia Antiga, ou nos estados do sul dos EUA, antes da guerra Civil Americana.

a) Escravatura:

- A escravatura é uma forma extrema de desigualdade, na qual algunsindivíduos eram literalmente possuídos por outros como sua propriedade

- As condições legais para a posse de escravos variaram consideravelmente consoante as diferentes sociedades. Em alguns casos os escravos eram desprovidos de quase todos os direitos legais- como sucedia no sul dos EUA- enquanto noutros a sua posição estava mais próxima da dos criados.

- Nos EUA, na América do Sul e nas ÍndiasOcidentais, nos séculos XVIII e XIX, os escravos eram usados quase exclusivamente como trabalhadores nas plantações e como criados domésticos. Na Grécia Antiga, pelo contrário, os escravos encontravam-se em vários postos, ocupando por vezes posições de grande responsabilidade. Em Roma, onde os grupos dominantes tinham em baixa consideração as actividades comerciais e mercantis, os escravostornavam-se por vezes bastante ricos através do comércio e alguns destes escravos com dinheiro chegavam mesmo a possuir escravos.

- A escravatura provocou frequentemente a resistência e oposição dos que a ela estavam sujeitos. Os sistemas de trabalho baseados na escravatura ruíram, em grande parte, por causa das lutas que provocavam e, por outro lado, porque incentivos económicos (ou de outro teor)motivavam os trabalhadores mais efectivamente do que a compulsão directa.

- Desde que a liberdade foi garantida aos escravos no continente americano, há cerca de um século atrás, a escravatura como instituição formal foi sendo gradualmente erradicada, tendo hoje em dia quase desaparecido por completo.

b) Castas

- A casta está essencialmente associada às culturas do subcontinente indiano. Otermo, casta, não é origem indiana, mas deriva da palavra portuguesa casta que significava raça ou estirpe pura.

- Os indianos não têm uma palavra única para descrever genericamente o sistema de castas, mas um conjunto de palavras que se referem a diversos aspectos do mesmo, sendo as duas mais importantes varna e jati.

- Há quatro categorias de varna, cada uma com uma posição diferente...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Los Padres Fundadores De La Ciencia Socia
  • Depatamento De Ciencias Soci
  • Epistemologia De Las Ciencias Soci
  • Licenciada En Ciencias De La Comunicación Socia
  • Relacion d la socio cn otras ciencias
  • Ciencia como producto socio-historico
  • Impacto socio economico de la ciencia y la tecnologia
  • La ciencia como una producción socio-histórica

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS