Cinco-Licoes-Sobre-A-Teoria-De-Jacques-Lacan-J-D-Násio

Páginas: 206 (51339 palabras) Publicado: 24 de octubre de 2012
Este livro é uma i n t r o d u ç ã o clara e ri­ gorosa à o b r a de J a c q u e s Lacan, diri­ gida n ã o a p e n a s a o especialista, m a s t a m b é m ao leitor q u e inicia seu c o n ­ tato c o m o p e n s a m e n t o d o g r a n d e psicanalista francês. S e m dúvida, nas últimas décadas, o e n s i n o de L a c a n se impôs c o m o indispensável à reflexão dos p r i n c i p a i s p r o b le m a s c o l o c a d o s pela teoria f r e u d i a n a e à r e n o v a ç ã o da clínica psicanalítica. Sem p r e t e n d e r ser exaustivo ou o r t o ­ d o x o — o r t o d o x i a q u e t e m se m o s t r a ­ do tão esterilizante p a r a a psicanálise —, e a f i r m a n d o q u e o m e l h o r e n s i n a ­ m e n t o q u e r e c e b e u de L a c a n foi "essa liberdade d e tratar u m a u t o raté recriá­ lo", Nasio a b o r d a a q u i os g r a n d e s te­ mas l a c a n i a n o s . I n c o n s c i e n t e , g o z o , objeto a, fantasia e c o r p o são tratados a partir de dois axiomas q u e funcio­ n a m c o m o verdadeiros pilares d a teo­ ria psicanalítica de J a c q u e s Lacan: "O inconsciente é e s t r u t u r a d o c o m o u m a linguagem" e "Não há relação sexual". Enigmáticos e msua f o r m u l a ç ã o axio­ mática, tais princípios f o r n e c e m a Na­ sio o p o n t o de p a r t i d a p a r a o esclare­ c i m e n t o da tríade sintoma­saber­gozo, básica na teoria lacaniana. S e m p r e i n t e r l i g a n d o a t r a m a teórica pelo fio f e c u n d o da e x p e r i ê n c i a clíni­ ca, Nasio c o n s e g u e r e p r o d u z i r n e s t e livro o m e s m o estilo q u e co s a g r o u seu Lições sobre os 7 conceitos cruciais da psicanálise c o m o um clássico.

J.-D. Nasio

Cinco Lições sobre a Teoria de Jacques Lacan

Tradução: Vera Ribeiro psicanalista

Jorge Zahar Editor
Rio de Janeiro

Título original: Cinq leçons sur la théorie de Jacques Lacan Tradução autorizada da primeira edição francesa, publicada em 1992 por Editions Rivages, de Paris,França, na coleção Rivages/Psychanalyse dirigida por J.­D. Nasio Copyright © 1992, Editions Rivages Copyright © 1993 da edição em língua portuguesa: Jorge Zahar Editor Ltda. rua México 31 sobreloja 20031­144 Rio de Janeiro, RJ Tel.: (021) 240­0226 / Fax: (021) 262­5123 Todos os direitos reservados. A reprodução não­autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação do copyright.(Lei 5.988)

CIP­Brasil. Catalogação­na­fonte Sindicato Nacional dos Editores de Livros, RJ. N21 le Nasio, Juan­David Cinco lições sobre a teoria de Jacques Lacan/J.­ D. Nasio; tradução, Vera Ribeiro. ­ Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993 (Transmissão da Psicanálise) Tradução de: Cinq leçons sur la théorie de Jacques Lacan ISBN 85­7110­253­8 1. Lacan, Jacques, 1901­1981. 2. Psicanálise ­Discursos, conferências etc. I. Título. II. Série. 93­000­5 CDD — 150.195 CDU — 159.964.2

Sumário

Primeira Lição

Os dois grandes conceitos: o Inconsciente e o Gozo
9

Segunda Lição

O Inconsciente
47

Terceira Lição

O Conceito de Objeto a
85

Quarta Lição

A Fantasia
119

Quinta Lição

O Corpo
143

índice Geral 167

Na primavera de 1982, fui convidado a Cáli, na Colôm­bia, para realizar um seminário de cinco dias sobre a teoria de Jacques Lacan. Ao retomar hoje, em 1992, a transcrição desse seminário, fui levado a reformulá­lo profundamente em seu conteúdo e sua forma. Entretanto, esforcei­me por preservar na fala escrita as qualidades originais de vivacidade, espontaneidade e concentração íntima que são próprias do estilo oral do diálogo. Dedico estas páginasao grupo de psicanalistas co­ lombianos, como recordação de uma apaixonante expe­ riência de ensino. Gostaria de exprimir aqui mev* reconhe­ cimento a Ana Bedouelle, por ter tido a gentileza de traduzir do espanhol a versão inicial do seminário de Cáli.

As páginas seguintes não pretendem, de maneira alguma, ser exaustivas, nem dizer a verdade última da obra laca­ niana. Estas lições expõem...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Nasio-J-D. A Fantasia
  • Jacques lacan
  • jacques lacan
  • Jacques lacan
  • El Dolor De La Histeria J. D. Nasio
  • Nasio-J-D-Os-Olhos-De-Laura
  • Las cinco lecturas teoria d ela decision
  • Jacques lacan : algunas reflexiones sobre el yo

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS