Comportamento organizacional

Páginas: 13 (3179 palabras) Publicado: 30 de diciembre de 2010
Índice
Introdução 3
Desenvolvimento das Questões 4
Questão a) 4
Questão b) 6
Questão c) 7
Conclusão 10
Bibliografia 10

Introdução

Este trabalho surge no âmbito da cadeira de Comportamento Organizacional e tem como finalidade o estudo da cultura organizacional de uma empresa, através de um caso de estudo fornecido.
O desenvolvimento do trabalho vai ser feito de acordo comas perguntas propostas no enunciado.
O objectivo deste trabalho, centra-se na consolidação da matéria lecionada no decorrer das aulas, tendo como tema central os fundamentos do comportamento organizacional.

Desenvolvimento das Questões
Questão a)

“Stone Water Products, Inc., was founded in 1975, when the Stone family launched the company to manufacture products for the water/wastewaterindustry. Over the next 25 years, the company built its reputation on the quality of its products, the support embodied by its service agreements, and its sales people.”
(Stone Finch, Inc.: Young Division, Old Division pag.2)

A Stone Water Products, Inc., foi fundada como uma empresa familiar com o intuito de providenciar água potável e tratar águas residuais.
A empresa obtinha vantagenscompetitivas através de uma economia de escala gerada pela boa organização da sua cadeia de valor, sendo que apesar de não ser especialmente inovadora, não sentiu necessidade de alterar a sua organização até ao ano 2000, aquando da aquisição da Goldfinch Technologies.
Existem portanto duas fases distintas no que diz respeito à cultura organizacional e ao modelo adoptado pela Stone WaterProducts, Inc..
Na primeira fase, na nossa perspectiva, a empresa assentava num modelo custodial, sendo que em alguns aspectos se aproximava do modelo autocrático.
A organização da empresa centrava-se no poder e nos recursos financeiros. A sua estrutura baseava-se no seu chairman e CEO, Richard Stone, e a maioria das ações eram detidas pela família Stone, que controlava também o Concelho deAdministração. A gestão era especialmente direcionada para a obtenção de lucro.
A empresa tentava dar aos seus empregados as necessidades referentes ao segundo nível da pirâmide de Maslow: Segurança e benefícios. Desta forma a ligação entre os empregados e a empresa resumia-se a dependência.
Com o avançar do tempo a empresa foi-se alterando e adaptando o seu modelo de cultura organizacional.
Asmudanças começaram quando Richard Stone adquiriu Goldfinch Technologies, uma empresa ainda nova e pequena de bioquimicos que trabalhava na área de processamento de águas residuais. Este novo braço da empresa viria a criar um novo departamento de investigação e desenvolvimento que foi essencial para transportar a empresa para o novo século.
A aquisição dos serviços de Jim Billings, considerado umindivíduo com fortes caracteristicas de liderança, também contribuiu largamente para as alterações sofridas pela empresa. Billings, foi de tal forma importante que três anos mais tarde veio a ocupar o cargo de CEO da Stone Finch, Inc..
Como novo CEO, Jim Billings apostou em continuar a expansão da Divisão que liderava anteriormente – Solutions Division.
O projecto de Billings consistia emdesenvolver empresas subsidiárias, sendo que se obtivessem os devidos resultados seriam incorporadas pela empresa mãe. Para conseguir o seu objectivo, Billings, foi buscar os melhores elementos que tinham trabalhado consigo. Os falcões, como ele lhes chamava, eram pessoas com muita qualidade e inseridos no nível mais elevado da pirâmide de Maslow.
As subsidiárias eram empresas onde a Stone Finchinvestia para a sua criação e comprava 80% das suas acções, enquanto os funcionário detinham os restantes 20%. A Stone Finch ainda facilitava o empréstimo de capital às subsidiárias embora não pagasse o salário aos funcionários. Contudo a Stone Finch ficava com o direito de ao fim de quatro anos integrar as filiais ou deixar de as subsidiar.
Desta forma, o modelo de cultura organizacional das...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • comportamento organizacional
  • Comportament Agressiu
  • comportamento ejecutivo
  • comportament
  • Demanda i comportament del consumidor
  • Modelo De Comportamento De Compra
  • El comportament individual i social
  • comportamento magnetico de los materiales

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS