Comportamiento del consumidor, caso axe, portugues
Índice…
Introdução…
Este trabalho foi feito no âmbito da cadeira de Comportamento do Consumidor do 1º ano do curso de Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria.
Em análise o produto Axe, mais propriamente o desodorizante Dark Temptation. Depois do sucesso atingido na África sob a marca EGO, a empresa lançou-o no mercado francês como nome Axe pioneira em utilizar o conceito “Perfumed body spray”.
O objectivo do trabalho é analisar as determinantes do comportamento do consumidor, ou seja, tudo o que influencia um indivíduo no processo de compra de um produto Dark Temptation. A escolha do grupo baseou-se no facto de ser uma empresa criativa, usando o humorismo para evocar o seu target. Deve-se também ao facto de ser umamarca jovem que esta na mente de todos os homens, fruto da estratégia poderosa utilizada no último ano para lançar o produto no mercado português.
Para a realização deste trabalho o grupo desempenhou uma alargada pesquisa, principalmente através da Internet, suportando-se nos conhecimentos adquiridos ao longo da realização da cadeira. Mediante a sua aplicação, pretendemos avaliar o desempenho doproduto no mercado, baseando-nos em diversas metodologias: evolução da marca; caracterização do produto; características do mercado; segmentação; posicionamento; motivação; personalidade; “atenção, memoria e aprendizagem”; percepção; atitude; grupos; classe social; cultura; tomada de decisão; processo de compra. O sucesso deste produto deve-se essencialmente ao marketing de referência que tempraticado desde a sua implementação no mercado português.
Tendo-a em elevada consideração, esperamos ver justificado o seu valor na abordagem das análises referidas. Assim, vemos a elaboração deste trabalho como elemento essencial para a nossa formação académica.
Evolução da Marca…
A história começou em 1974 quando a Unilever lançou um desodorizante masculino, sob a marca EGO, na África do Sul.Depois do sucesso no país africano, a empresa resolveu lança-lo no mercado francês com o nome de AXE, sendo a primeira marca masculina a utilizar o conceito “perfumed body spray”, desodorizante-colónia para o corpo todo, que deixam na pele um perfume envolvente e sedutor. O produto foi entretanto lançado noutros países da Europa, sendo introduzido na Inglaterra, em 1985, com o nome de LYNX,disponível em três fragrâncias: Amber, Musk e Spice. Foi neste mesmo ano que a marca lançou o slogan “The smell, which provokes women” (O cheiro que provoca as mulheres).
A marca foi introduzida no Brasil também em 1985, tornando-se líder no segmento de desodorizantes masculinos, ampliando a sua participação de mercado à medida que se afirma como uma marca jovem, irreverente, inovadora e que vai aoencontro dos valores dos jovens contemporâneos.
Em 1988, a marca experimenta sua primeira extensão de produtos ao introduzir o LYNX Shower Gel, um sabonete líquido com o mesmo conceito do desodorizante, no mercado inglês. Somente em 2002 a marca foi introduzida no mercado norte-americano e canadeano adoptando o slogan “The AXE Effect”. Neste mesmo ano, seguindo um plano de globalização da marca,o desodorizante passa a chamar-se AXE também no mercado sul-africano.
A marca tem vindo a lançar um produto anualmente, sendo que a ultima produção foi em 2008, um produto invador, com aroma de chocolate, que tem vindo a conquistar os consumidores portugueses.
Caracterização do produto…
Líder no segmento de desodorizantes masculinos, a marca Axe, nomeadamente a sua última criação, DarkTemptation tem uma apresentação distinta da dos restantes concorrentes directos.
Com um aspecto moderno e maioritariamente em tons de preto, a marca transmite um certo requinte e um design invejável no mercado.
Os produtos Dark Temptation possuem um aroma aliciante e inovador associado sempre a homens ousados e irreverentes, a marca opta por fazer passar o seu produto de forma humorística, com...
Regístrate para leer el documento completo.