Compostagem

Páginas: 5 (1063 palabras) Publicado: 2 de junio de 2011
Projeto de compostagem no campus da FABICO / UFRGS

Síntese
A preocupação com os resíduos, gerados nas diversas atividades pelo ser humano, tem crescido muito nestes últimos tempos. Políticas públicas e privadas são implementadas em diversas áreas. A UFRGS através de seu Programa de Gestão Ambiental desenvolve um projeto piloto na FABICO para fazer a compostagem - processo controlado dedecomposição microbiana -, com os resíduos orgânicos gerados. Entre outros objetivos pretende-se; diminuir o volume de resíduos enviados aos aterros municipais, reutilização do composto orgânico resultante e ser um multiplicador entre a comunidade acadêmica.
Gestão ambiental – compostagem – resíduos orgânicos – sustentabilidade.
Resumo

A preocupação com os resíduos, gerados nasdiversas atividades pelo ser humano, tem crescido muito nestes últimos tempos. Políticas públicas e privadas são implementadas em diversas áreas. A UFRGS através de seu Programa de Gestão Ambiental (PGA), desenvolve um projeto piloto na FABICO para, a partir dos resíduos orgânicos gerados neste campus realizar uma experiência de compostagem - processo controlado de decomposição microbiana deresíduos orgânicos – (Khiel 2001 p01), resultando deste processo um composto orgânico a ser reutilizado no próprio campus.
Esta experiência esta de maneira conjunta com todo um programa de separação e coleta seletiva de todos aqueles resíduos que possam ser de utilidade ou matéria prima para uma parcela da população que tem nestes assegurada sua sobrevivência, seu trabalho cotidiano. Os resíduossólidos serão encaminhados a uma comunidade chamada ATUT (Associação dos trabalhadores da unidade de triagem do Hospital São Pedro).
Objetivos
Entre outros pretende-se; diminuir o volume de resíduos enviados aos aterros municipais, principalmente pelo grande volumem cúbico que galhos folhas e grama ocupam no inicio, reutilização do composto orgânico resultante de sua decomposiçãopara revitalizar e melhorar os pátios jardins e floreiras e principalmente ser um multiplicador entre a comunidade acadêmica, professores, alunos, funcionários e público em geral, para que estes possam efetivamente dar sua contribuição para um melhor convívio com o meio ambiente numa prática real e tangível. Esta comunidade está sendo chamada a participar da experiência, sendo avisados dosprocedimentos tanto institucionalmente – cartazes, folhetos, correspondências eletrônicas – como em reuniões onde os agentes ambientais formados pela UFRGS a traves do PGA, divulgam estas ações.
Métodos e materiais
O campus da FABICO (Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação), esta situado no bairro Santana (fig 01), entre as ruas Ramiro Barcellos, Jacinto Gomes, Tv Borges Fortes e oPlanetário, com um frondoso pátio bem arborizado, (fotos anexo), os resíduos orgânicos destinados a compostagem são provenientes então, das podas em suas arvores e arbustos, na varrição das folhas e galhos caídos nestas áreas alem de, pátios calçados e estacionamentos. Com um questionário enviado a todos os departamentos e centros acadêmicos, onde se pergunta sobre a possibilidade de geração deresíduos como restos de frutas, borra de café, erva de chimarrão e chás, tem por objetivo também facilitar a colocação de lixeiras, devidamente identificadas, para que a comunidade nelas deposite estes restos. Os resíduos gerados pela cantina na preparação dos lanches e sucos, como cascas de frutas, café, chimarrão e restos de saladas também serão destinados a composteira. Não vão para compostagemrestos de comida ou restos animais para evitar assim mau cheiro e a possibilidade de se atrair ratos e ou baratas.
Montou-se um cercado de tela de arame cobrindo uma área entorno de 2m2 para receber os resíduos, estes são cortados em pequenos troços, feito isto com o objetivo de aumentar a área de superfície em contato com os microorganismos e facilitar e acelerar sua decomposição,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Compostagem

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS