Conductas Antisociales Y Delictivas

Páginas: 32 (7977 palabras) Publicado: 20 de octubre de 2012
O QUE É TERAPIA COGNITIVA?
                     Terapia Cognitiva é um sistema de psicoterapia que tem demonstrado grande êxito no tratamento dos mais variados transtornos e patologias clinicas.
                     A terapia cognitiva tem como base a hipótese de "vulnerabilidade cognitiva". Tem como pressuposto básico a interpretação que um sujeito faz de uma determinada situação, sendo queesta pode ser interpretada das mais variadas maneiras por pessoas diferentes, e essas interpretações que vai definir a resposta emocional e comportamental do sujeito. As nossas interpretações são determinadas pelos nossos esquemas e crenças, funcionais ou disfuncionais. Essas crenças quando ativadas geram pensamentos automáticos (positivos ou negativos), que por fim interferem no nossocomportamento.
                     Características que a distinguem de outras formas de psicoterapia são o tempo curto e limitado (sessões semanais de mais ou menos 50 minutos por aproximadamente 6 meses, podendo este ser estendido de acordo com a necessidade e o ritmo de cada paciente) e a eficácia comprovada através de estudos empíricos, em várias áreas de transtornos emocionais como depressão, transtornosde ansiedade (fobias, pânico, hipocondria, transtorno obsessivo-compulsivo), dependência química, transtornos alimentares, problemas interpessoais, incluindo terapia familiar e de casal, etc., para adultos, crianças e adolescentes, nas modalidades individual e em grupo. Sua utilização no tratamento de psicoses apresenta resultados encorajadores. Terapia Cognitiva ainda é indicada como coadjuvanteno tratamento de transtornos orgânicos, e em intervenções nas áreas de educação, organizações e esportes.                     
As pressuposições gerais sobre as quais a terapia cognitiva se baseia incluem as seguintes:
1. A percepção e a experiência em geral são processos ativos que envolvem dados de inspeção introspecção.      
2. As cognições do paciente representam uma síntese dosseus estímulos internos e externos.
3. O modo como a pessoa avalia uma situação geralmente fica evidente em suas cognições.
4. Estas cognições constituem o "fluxo de consciência" ou campo fenomenal da pessoa, que reflete a configuração da pessoa de si própria, do seu mundo, do seu passado e do seu futuro.
5. Alterações no conteúdo das estruturas cognitivas subjacentes da pessoa afetam seuestado afetivo e padrão comportamental.
6. Através da terapia psicológica um paciente pode tornar-se ciente de suas distorções cognitivas.
7. A correção destes construtos disfuncionais falhos pode conduzir a uma melhora clínica.



Na década de 1950, nos Estados Unidos, os princípios Piagetianos da Epistemotologia Genética e do Construtivismo eram conhecidos no mundo acadêmico, bemcomo a Psicologia dos Construtos Pessoais de Kelly. Além disso, devido à emergência das ciências cognitivas, o contexto da época já sinalizava uma transição generalizada para a perspectiva cognitiva de processamento de informação, com clínicos defendendo uma abordagem mais cognitiva aos transtornos emocionais. Observou-se nessa época uma rara convergência entre psicanalistas e behavioristas em umponto: sua insatisfação com os próprios modelos de depressão, respectivamente, o modelo psicanalítico da raiva retroflexa e o modelo behaviorista do condicionamento operante. Clínicos apontavam para a validade questionável desses modelos como modelos de depressão clínica.

Em decorrência, observou-se nas décadas de 1960 e 1970 um afastamento da psicanálise e do behaviorismo radical por vários deseus adeptos. Em 1962, Ellis, propôs sua Rational Emotive Therapy, ou Terapia Racional Emotiva, a primeira psicoterapia contemporânea com clara ênfase cognitiva, tomando os construtos cognitivos como base dos transtornos psicológicos. Behavioristas como Bandura, Mahoney e Meichembaum publicaram importantes obras em que apontavam os processos cognitivos como cruciais na aquisição e regulação do...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Conducta Antisocial Y Delictiva
  • Cuestionario De Conductas Antisociales y Delictivas (SeisDedos)
  • Conductas antisociales
  • Conducta antisocial
  • Conducta Antisocial
  • Conductas Antisociales
  • Conducta antisocial
  • Conducta antisocial

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS