Considerações Da Poesia Angolana Em João Maimona

Páginas: 22 (5313 palabras) Publicado: 24 de febrero de 2013
Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ
Faculdade de Letras






Considerações da poesia Angolana
na escrita de João Maimona






Claudia Valéria Santos da Rocha
Victor Alexandre Garcia Souto









Trabalho final da disciplina de Poesia Africana vinculada ao departamento de Letras vernáculas,Faculdade de Letras, da Universidade Federal do Rio de Janeiro com a orientação da Professora Doutora Carmen Lucia Tindó Ribeiro Secco.












Rio de Janeiro
Fevereiro de 2013




Índice


Introdução 3
Angola um país de lutas 4
Um breve histórico da Literatura Angolana 5
Um pouco da vida de JoãoMaimona 8
A poética de João Maimona em Festa de Monarquia 10
Os caminhos de Angola na escrita de João Maimona 13
Considerações finais 19
Bibliografia 20





































Introdução


O objetivo deste trabalho é fazer considerações sobre a poesia angolana a fim de demonstrar a riqueza literária que é encontrada no país. Nessesentido, buscam-se, através de breves apontamentos, os elementos que podem estar presentes nas construções poéticas sejam eles de provenientes da cultura angolana, sejam de influências estrangeiras.
Dessa forma, foi apresentada um pouco da história de Angola, que passou por diversos momentos muito conturbados. Primeiro por que foi um país devastado pela cultura escravocrata de Portugal noperíodo colonial e segundo que teve dois processos de guerras: uma contra o colonialismo português e a outra que foi a guerra civil. Ambas deixaram cicatrizes que jamais serão curadas e isso será uma marca bem trabalhada na manifestação literária de Angola.
Também foi apontado um pequeno panorama dos movimentos literários que foram sendo formados durante o processo de formação do EstadoAngolano. O que se pode verificar é que as variações acontecidas se pautam em mudar algumas ideologias que se construíram com tempo, como aconteceu na formação da literatura brasileira. Assim, em cada período pode-se ver que há um perfil de literatura sendo formado, mas sem deixar de pensar que isso não acontece de maneira separada e exata. Há um processo gradativo que permeia o olhar do autor com omundo ao redor dele.
Com base nisso é que foi escolhido o Poeta João Maimona a fim de fazer uma análise mais detalhada dentre vários escritores angolanos. A escolha se deu mais pelo fazer poético de Maimona que se mostra muito bem construído através de um simbolismo que revela tantos as angustias como as esperanças de um povo em um país cheio de dificuldades de desenvolvimento.
Assim,com as análises dos poemas realizadas, poderá ver como Angola, ao olhar poético de Maimona, possui uma interessante arte literária tão especial quanto a de outros países de Língua Portuguesa como também em relação às demais nações.



Angola um país de lutas


A República de Angola possui uma área de cerca de 1.246.700 Km2, uma costa de 1.650 e uma fronteira terrestre de 4.837 km.Considerado o sexto país Africano de maior dimensão, o território da República de Angola fica situado na costa ocidental da África Austral, a Sul do Equador, sendo limitado a Norte, pela República do Congo Brazaville e República Democrática do Congo, a Leste pela   Zâmbia, a Sul pela Namíbia e a Oeste pelo Oceano Atlântico. A população estimada é de 14 milhões de habitantes e a sua divisãopolítico-administrativa compreende 18 províncias. Possui como língua oficial a Língua Portuguesa, mas existem dialetos como Kikongo Kimbundo, Chokwe, Umbundo, mbunda e kwanyama que estão muito presente no cotidiano do país.
Em sua história, a chegada dos portugueses no Zaire, sob o comando do navegador Diogo Cão, trouxe o início da luta dos angolanos por sua liberdade frente ao colonizador. Angola...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • A Poesía Das Irmandades Da Fala
  • Poesia das irmandades da fala
  • A poesia em sala de aula
  • Maimone
  • Joao
  • Joao
  • Joao
  • El Joa

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS