Corrupción

Páginas: 2 (491 palabras) Publicado: 12 de junio de 2012
A crise mundial e a lavagem de dinheiro


O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima atualmente a massa de dinheiro sujo entre 590 bilhões e 1,5 trilhões de dólares, ou seja, de 1% a 5% doProduto Interno Bruto (PIB) mundial, arrecadados pelo crime organizado em todo o mundo e esta operação ocorre sob a concordância do sistema bancário legal. A coexistência entre liberdade total decirculação dos capitais e manutenção de sistemas de supervisão nacional e a existência de praças off-shore (contas bancárias e empresas abertas em paraísos fiscais, geralmente com o intuito de pagar-semenos impostos do que no país de origem dos seus proprietários.) criam um espaço onde prosperam todas as delinqüências transnacionais.
A inexistência de um imposto sobre a renda, nem de impostosde sucessões, nem sobre o beneficio empresarial, eliminando-se, assim, os controles legais de cambio sob a suposta confraternidade profissional do segredo, continuam fazendo atrativa a banca para oslavadores. Por isso os paraísos fiscais são cada vez mais difíceis de perseguir e controlar, com consequências a cada dia mais difíceis de calcular.
O dinheiro sujo pode derivar tanto deatividades econômicas ilícitas como daquele que não é declarado ao fisco, tanto para a fuga da Justiça em termos criminais como para a evasão dos altos impostos. O problema surge quando o indivíduo acumulauma soma de dinheiro que não pode justificar e, portanto, utilizar livremente para o comércio.
Problemas de liquidez e de corrida aos bancos podem ocorrer quando grandes somas de dinheiro‘lavado’ chegam às instituições financeiras ou delas rapidamente desaparecem. Esses movimentos, é claro, não são determinados por fatores de mercado. Em realidade, a lavagem de dinheiro pode provocar aquebra de bancos ou de outras instituições, além de crises financeiras.
Quando se torna público a lavagem de dinheiro pode manchar a reputação e a confiabilidade de uma instituição financeira....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Corrupcion
  • corrupción
  • corrupcion
  • La Corrupcion
  • corrupcion
  • Corrupcion
  • la corrupción
  • La corrupcion

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS