Crónicas de portugal- figura de afonso henriques

Páginas: 3 (733 palabras) Publicado: 24 de diciembre de 2010
Na primeira crónica de 1270, D. Afonso Henriques representa os novos costumes que vão implantar-se na Península Ibérica vindos de além-Pirineos: As mulheres vão deixar de ter um papel relevante nasociedade, para ser relegadas ao esquecimento. Também, a herença passa a ser de país para filhos (homens). Morto o Conde Henrique, o filho batalha contra a própria mãe pelas, encarcerando-a. Começa,assim, a luta que D. Afonso Henriques trava pela terra e que ele não duvida que a pertence.
Não só é com a mãe que A.H. vai opor-se. Os reis de todos os reinos prestavam vassalagem ao Papa. O poder daIgreja era muito importante e respeitado e estava por cima de qualquer outro poder na época. A.H. nesta primeira crónica é muito directo e não só demonstra o desacordo e desobediência perante osrepresentantes da Igreja, como quer acabar com a vida de um Cardeal, que finalmente perdoa-lhe a vida em troca de umas exigências feitas por A.H. Certamente esta crónica foi redigida na época do rei AfonsoIII, é lícito pensar que esta maneira de ser de A.H. contra o poder espiritual, quer ajudar à imagem de Afonso III, que também teve os seus problemas com a Igreja. Com efeito, dará força à figura deAfonso III apoiando-se na figura do rei fundador.

Enquanto à nobreza, nesta primeira crónica é vista como vassalos, como uma sombra sem forma trás a figura de A.H., na luta contra os mouros. O úniconome que aparece e muito brevemente é Soeiro Mendes (e ao princípio aquando a batalha contra a mãe). A.H. aparece como grande homem física e psicologicamente, que nunca precisa de ajuda e que tudopode resolver sozinho.

Na Crónica Breve há uma evolução da figura de A.H. A batalha de Ourique toma mais importância, expondo a vitória aos cinco reis mouros. Na Primeira Crónica, A.H.autoproclama-se rei em Ourique, e nesta Crónica Breve são os seus homens que o aclamaram rei. Agora, o homem forte, solitário que faz por sua própria vontade tudo aquilo que é em benefício do seu reino,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Figura Del Loco De Foucault En Crónicas Argentinas
  • Portugal
  • PORTUGAL
  • PORTUGAL
  • Portugal
  • Portugal
  • Portugal
  • Portugal

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS