Crescimento E Desenvolvimento Econômico: A Sustentabilidade Como Modelo Alternativo

Páginas: 3 (609 palabras) Publicado: 13 de enero de 2013
RESENHA1
Hellen Silva Auzier2

CÉSAR, Edenis. Crescimento e Desenvolvimento econômico: A sustentabilidade como modelo alternativo.
O artigo faz referência ao crescimento econômico,desenvolvimento social e conservação ambiental, impondo a visão de diversos filósofos, abrangendo a sustentabilidade como um novo modelo a ser desenvolvido e diversas teorias sobre o equilíbrio entre o crescimentoe o bem estar humano.
Podendo ser avaliado e compreendido através de índices, apesar disso, o crescimento nem sempre vem em equilíbrio com o desenvolvimento social, trazendo aspectos positivos para oinvestimento, as exportações e importações e aspectos negativos para o meio ambiente, para a cultura, para a sociedade etc., percebendo-se que o bem estar humano é pouco valorizado, aumentando asdesigualdades. Onde segundo Celso Furtado afirma “[...] a ideia de desenvolvimento econômico é um simples mito".
O desenvolvimento econômico só surgiu com o capitalismo na medida em que a acumulação deriquezas e crescimento da produção começou a ser avaliado como meio de crescimento, além disso, o subdesenvolvimento é consequência do passado histórico de uma população e não somente nas condiçõessociais em que essa população tem em decorrência hoje. Onde Fonseca afirma em sua obra “[...] o subdesenvolvimento tem sido o estado normal das sociedades humanas”.
Muitos acreditam que para que haja oavanço de uma sociedade é somente através de melhorias tecnológicas para a indústria com o aumento da produtividade, sendo que essa não é a única forma, a melhoria de condições

1 TrabalhoApresentado à disciplina Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, como forma de obtenção parcial de nota.
² Acadêmica CFI/UFOPA, turma T4.
de vida e o bem estar humano com a participação do povo nasdiscussões relacionadas a esse assunto são as melhores maneiras de se conseguir fazer o processo de desenvolvimento com mais eficiência.
Furtado acredita que o Subdesenvolvimento é uma condição...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • BRICS ¿alternativa de modelo económico?
  • Crisis y modelo economico alternativo
  • Modelo Economico Alternativo para Venezuela
  • En Busca De La Felicidad Como Modelo Economico
  • El ecoturismo como alternativa para el desarrollo economico
  • El turismo como alternativa económica
  • Restricao externa al crescimento una visao alternativa
  • modelos alternativos

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS