Crise Irlanda

Páginas: 2 (485 palabras) Publicado: 19 de octubre de 2012
Nome: Danilo Roberto Silva – AN6RI – RM 10100890
“A crise Irlandesa e seu impacto na UE, 2008-2012”
A Irlanda fora um dos primeiros países atingidos pelo tsunami econômico que engoliu o setorimobiliário e se alastrou para demais setores da economia em 2008. O destaque dessa pesquisa em primeiro momento se baseia em contribuir para a análise do crescimento da economia Irlandesa a partir dadécada de 90; em que houve grandes investimentos na educação e mudanças estruturais doutrinadas pelo neoliberalismo – que deixaram a tradição agrária do país para trás, tornando o território um paraíso dasindústrias farmacêutica e tecnológica (informática e internet). Da década de 90 até os anos 2000 a Irlanda tinha um ótimo desempenho econômico.
Quando a República da Irlanda se tornou um membro daComunidade Econômica Européia em 1973, era o país mais pobre do grupo e continuou assim até o final da década de 80. As políticas implementadas no país deslancharam a economia em todos os setores,levando a Irlanda a ter uma das maiores rendas “per capita” da União Européia (UE). Neste período de grande prosperidade econômica, o crescimento médio de 7% ao ano na década de 90, conferiu à Irlandao título de “Tigre Celta” (LIMA, Claudia, “A crise bancária irlandesa de 2008-2011” Dissertação (mestrado) – FGV, São Paulo,2012.)
A partir dessas informações, a pesquisa desempenha um papel degrande relevância para complementar e desbravar as causas que a levaram à crise, isto é, estabelecer as falhas de diversas ordens – tanto domésticas como externas - que levaram a Irlanda a uma granderecessão a partir de 2008. A crise tem uma complexidade de causas, como apontam Sebastian Dellepiane Avellaneda e Niamh Hardiman¹: “The crisis is not merely one of peripheral economies’ policy errors, butextends to the design of monetary union itself. The crisis of the Irish and other peripheral economies points to a crisis at the heart of European politics”.
Depois de estabelecido os pontos...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • cris
  • Cris
  • cris
  • Cris
  • cris
  • Cris
  • Cris
  • Cris

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS