Cultura

Páginas: 17 (4126 palabras) Publicado: 19 de junio de 2010
Según Chiavenato, la cultura organizacional es un padrón de aspectos básicos compartidos, inventados, descubiertos o desenvueltos por determinado grupo. Que aprende a enfrentar sus problemas de adaptación externa e integración interna, y que funciona bien a tal punto de ser considerado válido e indispensable para ser transmitido a los nuevos miembros, como la manera correcta de percibir, pensary sentir en relación a aquellos problemas

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL: INGREDIENTES PARA O
SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS1
IVANIA NASCIMENTO FERREIRA CARVALHO2
NAIZA PEREIRA DE MELO3
Resumo: Este artigo tem por objetivo, demonstrar a importância da cultura e do clima organizacional no que se refere à motivação e satisfação dos colaboradores. O estudo busca, através daliteratura, explicar as complexidades das organizações e das pessoas como elemento teórico e entender como elas se manifestam, de formas eficazes para a compreensão das dinâmicas de adaptação e integração dos colaboradores nas instituições. Uma grande mudança de mentalidade das empresas coloca as pessoas em lugar de destaque. Cada vez mais as empresas estão preocupadas com o bem-estar das pessoas. Ofator humano tem sido considerado o grande diferencial das empresas para vencer a competitividade. É essencial investir em atividades que visem à melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores e atitudes que busquem o aperfeiçoamento do ambiente de trabalho.
Palavras chave: Organização, Recursos Humanos, Clima e Cultura Organizacional, satisfação.

Introdução

No decorrer do século XXas organizações passaram por três fases distintas:
A era da industrialização clássica, industrialização neoclássica e da informação. A industrialização clássica iniciou com a revolução industrial e foi caracterizada pelo 1 Artigo apresentado ao Instituto de Desenvolvimento Econômico, Rural e Tecnológico Dados da Amazônia - Faculdade Gama Filho, como parte dos requisitos para obtenção do títulode Especialista de MBA em Gestão de Pessoas, sob a orientação da Profª. Maria de Lourdes Dantas, MSc. (lourdesdantas-am@hotmail.com). Manaus-Am, fevereiro de 2008.
2 Graduada em Gestão Pública – Faculdade Atual da Amazônia (ivania_30@yahoo.com.br)
3 Graduada em Gestão Pública – Faculdade Atual da Amazônia (naiza_rr@yahoo.com.br)
formato piramidal e centralizador. Sua cultura organizacional eravoltada para o
passado e valores tradicionais. As pessoas eram tratadas como recursos de
produção. Nessa fase, surgi a Administração de Recursos Humanos – ARH, para mediar às relações entre as organizações e as pessoas.
Na era da industrialização neoclássica as mudanças passaram a ser mais
intensas e pouco previsíveis, o velho modelo burocrático tornou-se inflexível e
vagaroso paraacompanhar as mudanças que ocorriam no ambiente. A cultura
organizacional passou a concentrar-se no presente. O ARH passou a ser
denominado Administração de Pessoal e as pessoas passaram a ser vistas como recursos vivos e não como fatores inermes de produção. A tecnologia começou a influenciar a vida nas organizações e das pessoas que delas participavam.
A era da informação teve inicio nos anos 90,caracterizando-se por
mudanças mais rápidas, imprevistas e inesperadas. A competitividade tornou-se mais intensa entre as organizações e seu recurso mais importante passou a ser as pessoas, seu conhecimento e suas habilidades mentais. A cultura sofreu grandes impactos e mudanças, trazendo um contexto ambiental de turbulências e de imprevisibilidades para as organizações e de transformações na áreade Recursos Humanos.
A transformação nos ambientes externos decorrentes de fatores como o avanço tecnológico, a globalização, a economia, a concorrência acirrada e, principalmente o surgimento de novos valores sociais e culturais, afetaram as organizações. Para organização, essas mudanças significam vivenciar novas
práticas organizacionais, adquirindo uma nova filosofia de trabalho. Para os...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • cultura sin cultura
  • “Una cultura sin cultura”
  • La cultura
  • Cultura
  • Culture
  • Culturas
  • La cultura
  • Cultura

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS