De Interes

Páginas: 28 (6854 palabras) Publicado: 21 de noviembre de 2012
Revisão de Literatura

Encefalopatia traumática crônica do boxeador (dementia pugilistica)
Chronic Traumatic Encephalopathy (dementia pugilistica) of the Box Player

RENATA AREZA-FEGYVERES PAULO CARAMELLI RICARDO NITRINI

Resumo
A dementia pugilistica é caracterizada clinicamente por declínio cognitivo, alterações de comportamento e sinais parkinsonianos. Do ponto de vistaneuropatológico, o achado mais marcante é o de numerosos emaranhados neurofibrilares no córtex cerebral na virtual ausência de placas senis. O objetivo deste artigo é apresentar revisão do tema, enfatizando as alterações cognitivas, epidemiologia, neuropatologia, estratégias de detecção precoce e relação com a doença de Alzheimer. Palavras-chave: Demência, dementia pugilistica, traumatismo cranioencefálico,doença de Alzheimer.

Abstract
Dementia pugilistica is characterized by cognitive decline, behavioral changes, and parkinsonian signs. The most remarkable neuropathological finding is the large amount of neurofibrillary tangles and virtual absence of senile plaques. The aim of the study is to revise the subject, particularly the clinical picture, epidemiology, neuropathology, the strategies for earlydetection of cognitive signs, and its relation with Alzheimer ’s disease. Keywords: dementia, dementia pugilistica, traumatic brain injury, Alzheimer’s disease.

Recebido: 17/06/2004 - Aceito: 10/09/2004

Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento, Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Endereço para correspondência: Renata Areza Fegyveres. RuaOscar Freire, 1702, apto. 44 – Pinheiros. 05409-011. São Paulo, SP – Brasil. Fone: (11) 8105-9451 Fax: (11) 3085-1305. Email: renataareza@yahoo.com.br

Areza-Fegyveres, R.; Caramelli, P.; Nitrini, R.

Rev. Psiq. Clín. 32 (1); 17-26, 2005

18

Introdução
O boxe é um esporte muito antigo, no qual os traumatismos cranioencefálicos (TCEs) são freqüentes e a ele inerentes. Tem, portanto,conseqüências agudas para o sistema nervoso central, como hemorragias, dissecção carotídea ou trombose (Payne, 1968), e crônicas, como a dementia pugilistica (Millspaugh, 1937). Esta última também pode ser chamada de encefalopatia progressiva crônica do boxeador (Critchley, 1957) ou síndrome punch drunk (Martland, 1928) e representa conseqüência neurológica a longo prazo do efeito cumulativo detraumas cranioencefálicos repetidos (Martland, 1928; Roberts, 1969; Critchley, 1957; Mendez, 1995).

Definição, nomenclatura e história
Em 1928, Martland introduziu o termo punch drunk syndrome na literatura médica, condição que alguns boxeadores desenvolviam após alguns anos de carreira, caracterizada por sintomas e sinais extrapiramidais e cerebelares associados ou não a alterações cognitivas ecomportamentais. Em 1937, Millspaugh propôs a designação dementia pugilistica, mas Critchley, em 1957, denominou essa condição de “encefalopatia crônica progressiva do boxeador”, mais abrangente. Em seu artigo, Critchley caracterizou o knockout como produção deliberada e violenta de estado de hipotonia motora, associado a grave distúrbio temporário de consciência. Descreveu detalhadamente os tipos deknockout existentes e o denominado groggy state, em que o pugilista continua a lutar, mas num “nível de consciência inferior”. Critchley encontrou uma média de 16 anos entre o fim da carreira de boxeador e o início dos sintomas descritos anteriormente por Martland e enfatizou o caráter progressivo da enfermidade. Em 1963, Mawdsley e Ferguson examinaram dez pacientes e identificaram tambémalterações piramidais leves como parte da síndrome. A partir de então, há inúmeros estudos com amostras de tamanhos variados de pugilistas ativos ou não, em relação à sintomatologia, achados em exames complementares, avaliação neuropsicológica e anatomopatológica e ainda aspectos éticos e legais do boxe.

selecionada aleatoriamente de 50% do total de 16.781 pessoas que lutaram boxe no Reino Unido...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Interes
  • Interes
  • INTERES
  • Inter
  • Interes
  • Interes
  • De Interes
  • Interes

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS