Declaracion

Páginas: 4 (981 palabras) Publicado: 17 de febrero de 2013
DECLARAÇÃO DE ROSARIO


Rosario; 27 de noviembre de 2002.

¿Te interesa… podrías buscar más info?.


Preámbulo

Carta de Fortaleza - 1995; Carta de Havana - 1997; Plataforma de Quebec -2000 estabelecem os princípios norteadores do movimento das Américas, calcado na concepção da saúde como direito universal e no fortalecimento do poder local. Rosário - 2002, nos primórdios do séculoXXI, legitima o movimento e concretiza a Rede das Américas, com o propósito de contribuir para o aprofundamento de um diálogo multilateral entre as nações do continente americano, reforçando aautonomia e a democratização das relações entre seus povos e nações.

Desde Quebec observa-se no cenário internacional, um agravamento das conseqüências do processo de globalização sob a lógica neoliberal,cujo corolário vem sendo um progressivo aprofundamento das iniqüidades entre os países da Região das Américas e no interior destes próprios países.

Fato inquestionável é o processo de urbanizaçãoacelerada, decorrente da crescente exclusão que impulsiona enormes contingentes de população do campo em direção às cidades em busca de melhores condições de vida. Estas expectativas paradoxalmente sefrustam frente ao desemprego, o crescimento das favelas e a ausência de infraestrutura de educação, habitação, saúde e
políticas sociais de contenção.

A explosão do fenômeno urbano colocamodalidades desafiadoras de problemas inter-relacionados que afetam todos os setores sociais, em especial os mais vulneráveis. Destacam-se uma cultura da violência; uma provisão de serviços básicosinadequada ou inexistente; o recrudescimento das doenças transmitidas por vetores, ultrapassando as fronteiras geográficas; além da tendência a um progressivo envelhecimento da população em condiçõesvulneráveis e de exclusão.

Essa complexidade vem reforçar a necessidade do enfoque da saúde como expressão de condições e qualidade de vida, para além do eventual acesso aos serviços de saúde. Reforça...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • declaracion
  • declaracion
  • Declaracion
  • Declaracion
  • Declaracion
  • Declaracion
  • Declaración
  • declaracion

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS