Dedução Fiscal

Páginas: 16 (3796 palabras) Publicado: 8 de enero de 2013
Tópicos do paper: Modelo de avaliação de hipotecas residenciais: o impacto da dedução fiscal dos juros

1. Introdução

2.1 Motivações

Os modelos de análise de fluxos contingentes utilizados na avaliação de produtos hipotecários tendem a considerar duas fontes de incerteza: o risco de pré pagamento e o risco de incumprimento. Por sua vez, estas fontes de risco são normalmenterepresentadas por duas variáveis estocásticas: a taxa de juro e o valor da casa hipotecada.

A literatura da especialidade tem, sobretudo, apresentado soluções numéricas para este tipo de enquadramento de avaliação. Em ordem a obter estas mesmas soluções numéricas é necessário recorrer a complexas técnicas de computação, facto que torna o processo demasiado moroso e dispendioso.

Um domínio aindapouco explorado, nesta área de investigação, respeita ao desenvolvimento de soluções fechadas para a avaliação de activos hipotecários. No intuito de dar uma pequena contribuição no sentido de ultrapassar estas dificuldades, este trabalho pretende desenvolver um modelo de valorização de uma hipoteca residencial, onde é incluído o impacto da dedução fiscal dos juros, apresentando uma soluçãoanalítica.
Não é do conhecimento dos autores a existência de trabalhos que, ao utilizarem esta abordagem, investiguem o impacto da dedução fiscal dos juros no valor da hipoteca.

2.2 Conceitos

Neste trabalho considera-se que a valorização de hipotecas residenciais, para além de incluir uma componente relativa à determinação do valor actual dos pagamentos futuros de capital e juros,inerentes ao empréstimo bancário, considera uma outra parcela, referente à possibilidade de incumprimento do contrato, por parte do devedor. Esta parcela é dada algebricamente por uma expressão que representa o valor de uma opção de venda de tipo Americano, cujo activo subjacente corresponde ao valor da casa hipotecada.

Uma parte significativa da literatura da área considera que, para além da opção deincumprimento, este tipo de contratos têm embutida uma opção de pré pagamento. De facto, este tipo de enquadramento conceptual é mais próximo da realidade do que aquele que é proposto neste trabalho. No entanto, também se constata que o desenvolvimento de soluções fechadas, considerando em simultâneo as duas opções em causa, constitui um problema de extrema complexidade matemática. Daí que omodelo aqui proposto limite a sua análise à opção de incumprimento, o que permite reduzir alguma da complexidade inerente e, ao mesmo tempo, contribuir para o avanço numa área de investigação pouco explorada. Com base nestes pressupostos, o valor da hipoteca corresponde ao valor actual das prestações futuras do empréstimo deduzido do valor da opção de incumprimento. O valor actual das prestaçõesfuturas é obtido aplicando o conceito de valor actual de uma renda, uma vez que a taxa de juro não é considerada uma variável estocástica. O valor da opção de incumprimento é determinado recorrendo aos princípios formulados para a avaliação de uma opção de venda Americana.

2.3 Objectivos

O objectivo central deste estudo é o desenvolvimento de um modelo teórico com uma solução quase fechadaque permita avaliar hipotecas residenciais e analisar o impacto que a dedução fiscal dos juros tem no valor da hipoteca.

2.4 Organização do trabalho

Este trabalho descreve, numa primeira parte, as principais características inerentes ao modelo a desenvolver, tais como a variável estocástica a considerar e o processo estocástico a seguir pela mesma. Em seguida é desenvolvido o modelo devalorização de uma hipoteca, aplicando o “método das linhas”, tal como foi utilizado, na avaliação de opções Americanas, por Carr e Faguet (1996). Posteriormente são analisados gráfica e numericamente os resultados obtidos com o modelo. Por fim é apresentada a conclusão do trabalho.

2. Caracterização do modelo

3.5 Características gerais do modelo

O modelo geral de avaliação...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Fiscal
  • Fiscal
  • Fiscalista
  • Fiscal
  • Fiscal
  • Fiscal
  • Fiscal
  • Fiscal

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS