Direito E Revolução

Páginas: 4 (867 palabras) Publicado: 8 de febrero de 2013
RESENHA – Harold BERMAN. Direito e revolução: a formação da tradição jurídica ocidental. São Leopoldo, Editora Unisinos, 2006



Nesse livro o autor se remete à história da construção do direitoocidental pós Revolução Papal (séc. XI e XII), em que surgem diferentes entidades políticas e diferentes tipos de direitos chamados de ‘temporais’ e ‘seculares’. Conta como se deu a história dapolítica ocidental moderna e as teorias ocidentais do Estado e do Direito.

O Direito Secular era considerado um reflexo do Direito Natural e ainda tinha suas raízes na revelação divina, conceituado comoum conjunto de sistemas jurídicos divididos em assuntos (tipos), mas com estava aberto à correção, à luz da razão e da consciência. Seu advogado, juízes, conselheiros e demais profissionais eramclérigos ou tinham sido treinados no Direito Canônico. Com o tempo cada tipo de Direito Secular foi se desenvolvendo ao seu modo como um sistema jurídico, que segundo Harold J Berman estavam muito maisligados às mudanças econômicas e sociais do que aos acontecimentos e movimentos intelectuais e políticos da época. Embora o Direito Canônico fosse claramente documentado na literatura e ensinado nasuniversidades, o direito secular em muito menor quantidade também era retratado em poucos livros e diretamente aceito como conjunto de direitos autônomos, contínuos e integrados.

Dessa forma, Bermaninsere em sua obra conceitos de diferentes teorias sobre o governo e o direito secular. Cita Marsílio de Paula, que fala que o governante secular poderia ter supremacia sobre a igreja, e fala também sobreMaquiavel, considerado por muitos como o primeiro pensador político realmente moderno. Nicolau Maquiavel se referiu à política secular como ‘Estado’, e fundou a política moderna baseada na observaçãoempírica e análise racional das instituições políticas.

John de Salisbury, fundador da Ciência Política Ocidental

Harold Berman fala do legado de John de Salisbury, fundador da Ciência...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito comercial
  • Direito Constitucional
  • Direito Primitivo

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS