Diversos Tipos De Turismo

Páginas: 8 (1995 palabras) Publicado: 2 de agosto de 2012
Diversos tipos de Turismo

É bastante difícil definir turista, devido a que se trata da actuação de um indivíduo/pessoa em viagem, cuja decisão foi tomada com base em várias percepções, motivações, restrições, interpretações e incentivos, o que representa as suas manifestações, atitudes e actividades, tudo relacionado com factores psicológicos, educacionais, culturais , étnicos, económicos,sociais e políticos, entre muitos outros. Essa viagem engloba uma multiplicidade de agentes institucionais e empresariais desde que o viajante parte até que volte ao seu local de destino.
Poder-se-á dizer que esta situação também se estende ao próprio turismo como sector de actividade que , sendo fundamentalmente económica, tem igualmente significados , implicações, relações e incidências tantosociais como culturais e ambientais.
É importante salientar que a ONU( Organização das Nações Unidas), elaborou a sua definição de turista em 1954, e esta define que: " Será turista, qualquer pessoa que permaneça num país estrangeiro mais de 24 horas e menos de 6 meses, sem distinção da raça ou religião.
Contudo, a definição de turista deve ser confrontada com a definição de turismo, isto é, oconjunto de relações e fenómenos produzidos pelo deslocamento e permanência de pessoas fora do seu local habitual de residência, desde que estes não sejam motivados por uma actividade lucrativa principal, permanente ou temporária.
Segundo a Organização Mundial do Turismo, a expressão "turismo cultural", aponta no sentido de englobar os movimentos de pessoas que obedecem a motivações essencialmenteculturais, onde podemos incluir modalidades diversas como viagens de estudo, digressões artísticas, viagens culturais, visitas a sítios e monumentos históricos que têm por objecto a descoberta da natureza, o estudo do folclore ou da arte, entre outras, devendo assim, destinguir o turismo cultural dos efeitos culturais do turismo.
O turismo pode ser entendido como um fenómeno complexo implicando umsentido de relação social em muitas esferas da vida social, uma forma de colonialismo e de conquista de amizade, um tipo de relações étnicas, um processo de aculturação, uma forma de migração, um símbolo de liberdade e das características de escolha pessoal do individualismo ocidental.
A identificação dos tipos de turismo resulta das motivações e das intenções dos viajantes, podendoseleccionar-se uma enorme variedade, dada á grande diversidade dos motivos que levam as pessoas a viajar.
A diversidade de motivações turísticas traduz-se por uma diversidade de tipos de turismo. Como as regiões ou os países de destino apresentam também uma grande diversidade de atractivos, a identificação dos vários tipos de turismo permite avaliar a adequação da oferta existente ou a desenvolver ásmotivações da procura.
Embora as razões que levam os homens a viajar sejam extremamente variadas e, muitas vezes, se misturem na mesma pessoa, é possível destinguir certos tipos de turismo
Poder-se-á dizer que o turismo alternativo distingue-se em seis campos, isto é: nas motivações, características dos praticantes, destinos preferidos, tipos de alojamentos, organização das viagens, e controlo egestão da actividade. Este, não pode ser definido por um ou outro destes componentes, mas, pela presença obrigatória de todos eles e pelas relações vitais mantidas entre eles.
Turismo de massas
Este tipo de turismo é realizado pelas pessoas de menor nível de rendimentos, viajando na sua maioria , em grupos, sendo escassos os seus gastos, a sua permanência de curta duração, ocupando , em regra, osestabelecimentos hoteleiros de menor categoria e os meios complementares de alojamento ( parques de campismo, , apartamentos, quartos particulares, entre outros).
Assim, podemos apontar as seguintes características ao turismo de massas:

Os motivos que estão na origem das deslocações prendem-se, fortemente, com a necessidade de evasão ao meio e com o efeito de imitação;
Nas deslocações, a...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • diversidad tipos
  • Recursos De Turismo y Tipos De Turismo
  • Turismo Y Tipos De Turismo
  • tipos de turismo
  • Tipos de turismo
  • Tipos de turismo
  • Tipos de turismo
  • Tipos de turismo

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS