Docente

Páginas: 10 (2458 palabras) Publicado: 29 de enero de 2013
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES – UMC
CURSO DE PEDAGOGIA

ENSAIO CIENTÍFICO

MOGI DAS CRUZES
2012
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES – UMC
VERÔNICA DIAS AMBOS
RGM: 11101102383

ENSAIO CIENTÍFICO

Ensaio Científico do trabalho de conclusão de curso, apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes, como parte dos requisitos para avaliação da disciplina OTCCI.MOGI DAS CRUZES
2012
ENSAIO CIENTÍFICO
TÍTULO: OS PROBLEMAS INERENTES À FORMAÇÃO DOCENTE ANALISADOS A PARTIR DO CONTEXTO HISTÓRICO E TEÓRICO

APRESENTAÇÃO

A Universidade de Mogi das Cruzes exige o presente Ensaio Científico como parte do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, e tem como linha de pesquisa a formação docente na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica.Tem como principal objetivo fazer uma reflexão crítica acerca de aspectos observados na prática docente de uma professora, e que estão diretamente ligados a questão da formação de professores. É imprescindível suscitar discussões sobre as mudanças necessárias no contexto educacional a fim de buscar novos caminhos para a efetivação de uma prática pedagógica competente.
Justifico a escolha destalinha de pesquisa pelo fato de vivenciar em estágio, por inúmeras vezes, a falta de preparo docente e os reflexos deste despreparo no processo de ensino-aprendizagem, além de se tratar de uma proposta que defende uma escola capaz de lutar contra a marginalidade, que atinja as camadas populares, e promova a emancipação do sujeito através da apropriação dos conhecimentos construídos historicamente esocialmente necessários.
Analisaremos neste presente trabalho, os problemas inerentes à formação docente no Brasil, vistos a partir do contexto histórico e teórico. No referencial teórico o leitor terá a oportunidade de compreender melhor o trajeto percorrido pela formação de professores, desde a época da colonização até os dias atuais.
Este Ensaio Científico situa-se no eixo das discussõesgerais do curso de Pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, que compreende a Educação como uma forma de transmitir o saber historicamente acumulado a fim de produzir a humanidade, de maneira direta e intencional em cada indivíduo.
O Estágio Curricular Supervisionado juntamente com o Projeto Interdisciplinar proporcionou a oportunidade de coletardados, analisar documentos, fazer entrevistas, e ainda descrever e analisar uma cena significativa ocorrida durante as observações.
Este Ensaio Científico tem como estrutura a apresentação, referencial teórico, cena significativa e análise da cena e considerações finais.
Obs.: Na apresentação o marco teórico e principais referências não estão explicitas e/ou exploradas suficientemente.Colocar o item seguinte em nova página...
REFERENCIAL TEÓRICO

Saviani (2009) aborda os aspectos históricos e teóricos em relação ao problema de formação de professores no contexto brasileiro, e as sucessivas tentativas e erros em relação à formação do professor.
A preocupação em relação ao problema da formação docente ocorre desde o século XVII, quando se institui o primeiro estabelecimento deensino para a formação de professores, porém foi após a revolução Francesa com o problema da instrução popular é que surgiu a necessidade da criação de instituições responsáveis pela preparação dos professores. Estas instituições foram denominadas Escolas Normais , e a primeira Escola foi proposta em 1974 e instituída um ano depois em Paris.
Havia a Escola Normal Superior responsável por formarprofessores de nível secundário e a Escola Normal Primária, encarregada de preparar os professores do ensino primário.
Durante o século XIX, diversos Países instalaram suas Escolas Normais, mas no Brasil a questão do preparo dos professores só foi explicitamente levantada após a independência. No Brasil, escolas de formação docente foram fechadas e reabertas em variadas tentativas de corrigir as...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Docente
  • Docente
  • Estado docente
  • Docente
  • Docente
  • Docente
  • Docente
  • Docente

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS