Doenças oculares inflamatórias

Páginas: 22 (5460 palabras) Publicado: 25 de junio de 2010
Capa

Índice

Introduçao
Os nossos olhos são uns órgãos maravilhosos que nos permitem apreciar a beleza do Mundo que nos rodeia, permitindo-nos comunicar através da leitura, escrita e artes visuais e plásticas.
Habitualmente, não somos conscientes de tudo o que implica a visão até que haja o desenvolvimento de uma patologia. Quando sentimos dor, alteração do aspecto dos olhos ou transtornosvisuais, procuramos de imediato um especialista.

Assim, é fundamental conhecer os processos inflamatórios oculares que perturbam/danificam a visão, podendo nalguns casos conduzir à cegueira.

Introdução:
O globo ocular é um órgão da visão, com forma aproximadamente esférica que se encontra alojado na órbita, sendo protegido anteriormente pelas pálpebras e cílios. Possui em seu exteriorseis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, e também três camadas concêntricas aderidas entre si com a função de visão, nutrição e proteção. A sua parede é constituída por três membranas: esclera (que se prolonga à frente pela córnea), coróide ou trato uveal (membrana vascular) e retina (membrana nervosa). Nele estão contidos os meios transparentes: cristalino, humor aquoso e corpovítreo.
Neste trabalho propomo-nos a estudar e expor as patologias inflamatórias associadas ao globo ocular bem como as suas implicações no dia-a-dia dos pacientes.

Blefarites
A parte mais externa do olho é constituída pelas pálpebras, a conjuntiva, a córnea e por um conjunto de glândulas. Estas estruturas desempenham um papel fundamental na protecção do globo ocular sendo portanto deextrema importância assegurar a sua sanidade. No entanto, existem inúmeros agentes que as atacam criando infecções e inflamações pondo em causa as suas funções e bom funcionamento.
As blefarites são infecções crónicas ou recorrentes, não contagiosas, da margem das pálpebras. Tem incidência em todas as idades no entanto as população idosa é mais afectada.
A blefarite infecciosa crónica é uma condiçãocomum, frquentemente bilateral, que geralmente é de origem estafilocócica. Podem ter origem seborreica / alérgica, como o decorrer de irritações alérgicas, picadas de insectos ou infecciosa no caso de inflamação bacteriana, vírica, fúngica ou mesmo devido à invasão de parasitas. Podem ainda surgir como uma associação destes dois factores.
Tanto as blefarites de origem seborreica como as de origeminfecciosa podem originar disfunção de glândulas sebáceas e sudoríparas. Afectam as glândulas de Zeiss e Moll quando presentes na parte anterior da pálpebra e as de Meibómio quando estão na parte posterior da mesma.


- Blefarite seborreica / alérgica:
Este tipo de blefarites afecta frequentemente pessoas com tendência para pele oleosa, com seborreia(caspa) e secura ocular. Pode ainda surgir como resposta alérgica a algum factor.
As glândulas sebáceas segregam muita gordura, irritando as pálpebras, causando assim um conjunto de sintomas incomodativos.
-Blefarite de origem infecciosa:
Como anteriormente foi dito, as blefarites de origem infecciosa podem ser ocasionadas por inflamação bacteriana, vírica ou fúngica e ainda devido à invasão deparasitas.
-Infecção bacteriana:
Esta é a razão que mais frequentemente leva à manifestação de blefarite infecciosa e crónica. A Staphilococus aureus é uma bactéria altamente patogénica, uma vez que liberta toxinas nocivas às células humanas e é muito resistente aos medicamentos. As suas toxinas, no olho, provocam grande irritação dando origem a blefarite. Já a Staphilococus epidermidis é umabactéria que não produz toxinas, no entanto, também causa irritação palpebral e disfunção glandular.

-Infecção devido à invasão de parasitas:
Phthirus pubis, conhecidos popularmente por chatos, são parasitas que se instalam na base dos cílios e colocam os seus ovos ao longo destes.
O parasita liberta toxinas, as quais provocam irritação das pálpebras e portanto blefarite.

Sintomatologia:...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Doença celíaca
  • Traumatismos oculares
  • Movimientos Oculares
  • Enfermedades oculares
  • Lubricantes oculares
  • anexos oculares
  • MALFORMACIONES OCULARES
  • afecciones oculares

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS