Educação no brasil

Páginas: 4 (880 palabras) Publicado: 26 de noviembre de 2010
Aluno: Jailton Almeida Do Nascimento
Curso: Formação e Prática Docente
É realmente utópico pensar que algo ou alguém, sozinho, será a solução da educação, ou de qualquer problema. Sejaeducação, seja governo, seja pedagogia ou políticas públicas, o redentor que esperamos para nossos erros é desconhecido, mas, sem dúvidas, virá sobre a égide da harmonização.
O edifício da sociedadepossui vários pilares, um deles é a educação. Ora, não se pode conceber este edifício sem o pilar e nem o pilar solto, avulso, no meio do nada. Sem o pilar, o edifício cai; sem o edifício, o pilar ésem sentido.
Paulo Freire enfatiza a importância do edifício sociedade para que o pilar educação encontre seu sentido e sua função específica e decisiva, na sustentação e contribuição social.De fato, a pesquisa, o estudo, seguindo um padrão de análise administrativo, carecem de três respostas: O que se estuda? Porque se estuda? E para que se estuda?
Essas respostas podemesclarecer toda a problemática da educação, considerando que um projeto só é completo se cumprir esses requisitos, requisitos que estão vinculados diretamente com cada indivíduo ou circunstâncias.
Nãoquero defender um relativismo ou subjetivismo na educação, mas as respostas às perguntas de Paulo Freire são respondidas por cada sistema, grupo ou indivíduo, de acordo com seus objetivos. Há sentidoem estudar por estudar, caso seja sua realização, e a contribuição social deste estudioso descomprometido, pode ser simplesmente realizar-se. Há sentido em educar, ou estudar por dinheiro, desde queseja objetivo possuir este bem, por causas razoáveis.
Não se pode isolar educação e sociedade para se estudar em laboratório. O social é um universo tão abrangente que abre o campo de pesquisapara esferas econômicas, políticas, ideológicas, religiosas e para uma singularidade e pluralidade complexas, de tal forma que estudar em favor ou contra algo, ou alguém e' uma resposta social. O...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Educação física escolar e ditadura militar no brasil
  • Educação No Campo
  • Educação inócua
  • Educaçao física
  • Brasil
  • Brasil
  • Brasil
  • Brasil

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS